fbpx
Ir para o conteúdo Pule para a barra lateral Pular para o rodapé

Bundesliga: conheça o campeonato alemão

Você conhece a história do futebol alemão? A Bundesliga segue um calendário diferente do nosso no Brasil e o estilo de competição é um pouco diferenciado.

O futebol na Alemanha é uma paixão tanto quanto no Brasil e, por isso, os torcedores levam muito a sério e cobram a atuação dos seus times em campo.

Afinal, torcedor é igual no mundo inteiro! Quer mesmo que é o time seja sempre o ganhador e não suporta quando uma partida não sai como o esperado.

Mas afinal, você conhece a Bundesliga e as características do campeonato nacional alemão?

Confira este post e saiba um pouco mais sobre a Bundesliga e os times que participam da competição.

A história da Bundesliga

No velho continente, o futebol alemão é um dos mais tradicionais e mais antigos. A prática do esporte surgiu em 1962, na cidade de Dortmund, que fica na região da Renânia do Norte-Vestefália.

O nome original da competição é Deutsche Fuβbal Liga. A competição é conhecida como a Liga Alemã de Futebol, a Bundesliga.

Isso porque, primeira competição oficial aconteceu já no ano de 1963, com times formados na maioria dos 16 estados do país.

Nos quase 60 anos de existência da Bundesliga, a competição passou por diversos formatos, chegando a ter em sua divisão principal 52 times participando dos jogos.

Os torcedores alemães são os mais fanáticos do mundo. Isso porque, a Bundesliga registra a maior média de público no mundo.

Mesmo lotando os estádios, o campeonato alemão é retransmitido pela televisão, para pelo menos 200 países.

A primeira competição

Em 1963/1964 aconteceram as primeiras partidas oficiais de uma temporada da Bundesliga. O time do Colônia se sagrou campeão.

Uma curiosidade é que a Alemanha estava dividida entre o lado Oriental e Ocidental nesta época e, os ocidentais apenas realizavam pequenas competições regionais.

A história do futebol na Alemanha antecede o seu início em 1962, quando os campeonatos oficiais começaram.

Isso porque, aconteciam diversas participações dos times em competições fora do país, já que dentro do país, eram proibidas durante a I e II Guerra Mundial.

A Bundesliga só ganhou a força e prestígio que tem hoje depois da reunificação alemã, na temporada 1991/1992, atraindo números expressivos de torcedores nos estádios.

Como funciona a Bundesliga?

O campeonato alemão tem o ponta pé inicial da competição no mês de agosto e segue até maio do ano seguinte.

No entanto, o campeonato tem uma pausa de seis semanas durante o inverno, nas comemorações de final de ano.

Os jogos acontecem nas sextas, sábados e domingos, onde 18 times disputam o campeonato no sistema de pontos corridos.

A tabela tem 34 rodadas com 10 jogos em cada uma, chegando a um total de 340 jogos a cada temporada.

Assim como no campeonato brasileiro, os vencedores ganham três pontos na tabela, o empate gera um ponto para cada time e a derrota não conta pontos.

Então, aquele time que tiver a maior pontuação ao final da temporada é o campeão. Os primeiros quatro colocados também estão automaticamente classificados para a Champions League do próximo ano.

Os brasileiros na competição

O maior campeão da Bundesliga é o Bayern de Munique, que conta com 24 títulos, inclusive o da última temporada.

Por isso, vários jogadores brasileiros já passaram pelo futebol alemão, inclusive um dos principais responsáveis pelo título do Bayern na temporada 2019/2020.

Você se lembra da participação do Philippe Coutinho nas partidas? Foi tão boa que após o final da competição ele voltou ao Barcelona.

Isso porque, para os amantes do futebol alemão, alguns brasileiros continuam deixando a sua marca nos gramados alemães.

O time com o maior número de jogadores brasileiros é o Wolfsburg, que conta com Paulo Octávio, João Victor Sá e William no elenco.

Então, vale a pena ficar ligado e acompanhar o campeonato alemão, que já está quase na reta final da competição.

Ficou interessado em acompanhar a Bundesliga? Então acompanhe as novidades na nossa página do Facebook.

Deixe um comentário

Europa Hoje © 2025. Todos os direitos reservados.