fbpx
Ir para o conteúdo Pule para a barra lateral Pular para o rodapé

Amsterdã: 5 curiosidades

Amsterdã é uma cidade belíssima e cheio de estigmas! Muitos conhecem apenas a fama da cidade que tem um ritmo maluco, com drogas e prostituição livre.

Mas, a capital holandesa é muito mais do que essa loucura. É recheada de histórias, cultura e com belíssimas paisagens para refletir e aproveitar durante uma viagem.

Quer conhecer um pouco mais sobre Amsterdã? Então descubra o que a cidade tem a oferecer para os viajantes!

1. Rio Amstel e os canais

A origem de Amsterdã está ligada com a história do Rio Amstel. Os primeiros moradores que se instalaram próximo da Praça Dam, a principal da cidade e represaram o rio.

Desde então, o porto criado no local se tornou um movimentado centro de transportes marítimos, seja para fins comerciais ou particular.

As águas do Amstel são limpas e, no verão, é possível até aproveitar o rio para se refrescar das altas temperaturas.

Apesar do Rio Amstel correr por diversos pontos da cidade, uma parte dos 165 canais de Amsterdã é artificial. Mas tudo isso tem um propósito, além do transporte, eles são essenciais para escoar a água e contribuir para a manutenção da fundação dos prédios.

Os principais canais

Entre os principais canais da cidade estão o Prinsengracht, o Herengracht e o Keisersgracht. É sempre bom conhecer esses nomes, pois eles podem ajudar na orientação na hora de andar por Amsterdã.

Você sabia que Amsterdã tem mais pontes que Veneza? É são 1251 pontes para fazer a travessia dessa quantidade de canais espalhadas pela cidade.

Então, durante a noite, vale a pena uma paradinha na ponte Magere Brug. Toda iluminada, ela se tornou um cartão postal da capital holandesa.

2. Amsterdã dos museus

Cultura não falta em Amsterdã! São mais de 75 museus espelhados pela cidade, sendo que alguns deles são os mais importantes do mundo.

O museu do Van Gogh recebe milhares de visitantes anualmente, assim como o Rijskmuseum e o Stedelijk, que estão concentrados na Praça dos Museus.

Mas não só estes! Milhares de turistas fazem fila para conhecer a Casa da Anne Frank, com direto a uma parada na casa onde ela viveu com o seus pais na infância, que fica em outro bairro.

No entanto, não é tão simples assim, em tempos normais, os ingressos precisam ser comprados com meses de antecedência, ou será preciso enfrentar uma grande fila para disputar a cota vendida direto na bilheteria.

3. Os famosos prédios tortos

As construções em Amsterdã não só aparentam como estão bastante tortos. Isso se deve pelas condições do solo onde foram construídos.

Quanto mais antigo, mais torto, justamente porque a fundação vai cedendo com o terreno instável. Mas calma, isso tudo é assegurado pelos arquitetos e passa por uma série de medidas para garantir a segurança.

As construções também são inclinadas lateralmente de forma proposital, justamente para proteger a edificação dos fortes ventos e chuvas, que são comuns na cidade.

4. Amsterdã e as casas barcos

Basta caminhar pelos canais em Amsterdã que você irá observar várias casas em barcos, isso é muito comum, já que existe um problema com a falta de moradias.

A cidade é pequena, mas a quantidade de moradores cresce a cada ano. São mais de 2500 casas barcos espalhados pelos canais.

Essa é uma tradição que surgiu no século XVII, onde as pessoas que tinham menos condições financeiras moravam em barcos.

Mas, hoje em dia, as casas barcos são extremamente luxuosa e podem ser uma extensão da habitação de alvenaria tradicional.

5. O estilo Mercado das Pulgas

Amsterdã é uma cidade que se preocupa muito com a sustentabilidade, e isso não é de hoje. Você vai encontrar brechós pela cidade, já que existe cultura do reuso.

Além disso, o maior Mercado de Pulgas da Europa fica em Amsterdã. Na primavera, o comércio ao ar livre é realizado a cada duas semanas.

Mas, no inverno, o comércio acontece a cada três semanas. Os vendedores são os moradores da cidade, que vendem de tudo, das roupas aos móveis antigos da casa.

Portanto, vale muito a pena fazer uma visita a Amsterdã, já que você irá encontrar muita beleza, cultura e uma diversão voltada para a família também.

Que tal, gostou de conhecer mais sobre Amsterdã? Então aproveite a visita em nosso blog e leia um pouco mais sobre as 3 cidades inesquecíveis da Bélgica.

Deixe um comentário

Europa Hoje © 2025. Todos os direitos reservados.