Os museus na Europa são uma excelente experiência para quem busca um pouco de história.
Isso porque, uma viagem pelo continente pode ser encantadora de diferentes formas, além das visitas aos pontos turísticos.
Isso porque, para muitas pessoas, aprender mais sobre artes, história, cultura pode tornar a viagem ainda mais interessante.
Você faz parte desse time que gosta de visitar museus? Então confira este post com os 3 museus mais visitados da Europa.
Museu do Louvre, Paris

O Museu do Louvre não poderia estar em outro lugar que o topo desta lista. O lugar é tão famoso que mais de 10 milhões de turistas por ano visitam as suas gigantescas galerias.
Mas, não é só de fama que vive o Louvre. O museu é um dos mais tradicionais, fundado ainda no século XVIII, o espaço passou por algumas modificações até chegar à estrutura atual.
Contudo, a famosa e o marco do Louvre, a pirâmide de cristal que fica na entrada principal do museu foi construída somente em 1989.
Desde então, é só ver a pirâmide que rapidamente as pessoas associam ao complexo de galerias do Louvre, em Paris.
As coleções
O acervo do Louvre é bastante vasto. Atualmente são mais de 35 mil obras de arte em exposição. A mais famosa obra é o quadro da Mona Lisa, pintado por Leonardo Da Vinci.
Mas não é só essa obra que você encontrará lá! Apesar de que, a Mona Lisa é a mais tela exposta mais cobiçada pelas visitantes.
Uma verdadeira multidão se forma aos pés desse lendário quadro, portanto é preciso ter paciência.
No entanto, ao caminhar pelo Louvre você precisa ter disposição e muita atenção. São oito áreas curatoriais, divididas em departamentos ao longo do museu.
Portanto, para você já estar preparado ao entrar no Louvre, você encontrará as seguintes seções de visitas aberta ao público:
- Esculturas e telas sobre as antiguidades egípcias;
- Telas e esculturas sobre as antiguidades romanas, etruscas e gregas;
- Curadoria sobre a antiguidade do Oriente Próximo;
- Telas, esculturas e documentos sobre a Arte Islâmica;
- Pinturas de diferentes artistas;
- Área dedicada a esculturas;
- Conteúdo de Arte Decorativa;
- Impressões e desenhos.
O Museu do Louvre está aberto diariamente e os preços dos ingressos vão de 15 a 27 euros.
Museu Britânico, Londres

Continuando a lista dos museus recordistas de visitantes, o Museu Britânico recebe mais de 6 milhões de turistas por ano nas suas instalações.
Um dos mais tradicionais do mundo, o Britânico foi fundado em 1753 e em 1759 foi aberto aos visitantes.
O conceito do museu surgiu a partir da vontade do médico britânico Hans Sloane de manter os mais de 71 mil objetos de arte em bom estado, mesmo após a sua morte.
Assim, foi criado o Museu Britânico para ocupar uma exposição dos objetos vindos de todas as partes do mundo. Portanto, a curadoria do museu é bastante ampla, seguindo a ideia inicial de Sloane.
Então, ao caminhar pelas galerias você encontrará peças importantes que estão relacionadas aos mais de 2 milhões de anos da humanidade.
Isso porque, a coleção inicial cresceu muito e hoje são mais de 7 milhões de objetos expostos, vindos de todos os continentes.
A curadoria
Com tantas peças, o projeto curatorial é intenso para manter a exposição do Museu Britânico. Ao andar pelas galerias você encontrará os traços de 10 departamentos diferenciados.
- Obras da África, Oceania e das Américas;
- Objetos do Sudão e Egito;
- Peças do continente asiático;
- Conteúdo da Pré-História e do velho continente da Grã-Bretanha e Europa;
- Acervo de moedas e medalhas;
- Setor de conservação e pesquisa científica;
- Objetos da Grécia e Roma;
- Peças de antiguidades portáteis e moedas;
- Acervo de impressões e desenhos;
Que tal, ficou curioso para conhecer as exposições do Museu Britânico. Então inclua no seu roteiro de viagem a Londres algumas horas para essa visita.
O Museu Britânico abre diariamente, exceto no nos feriados de Natal e Ano Novo. A entrada do museu é gratuita.
Museu do Vaticano, Vaticano

O Vaticano é uma cidade-estado que fica na região de Roma, na Itália. A cidade tem a sua especial relevância para a humanidade já que abriga da sede da Igreja Católica Romana.
Então, é no complexo do Vaticano que está localizada a residência oficial do Papa e onde são guardados os maiores tesouros da arte e arquitetura da humanidade.
Assim, o Museu do Vaticano é um dos espaços que compõem o complexo e onde estão depositadas obras de arte que foram coletadas pelos Papas que passaram pelo seu pontificado ao longo dos séculos.
Isso porque, foi no século XVI que o museu foi fundado, a partir da doação da coleção privada da igreja, realizada pelo Papa Júlio II.
Um dos principais museus na Europa
Assim, pela sua representatividade religiosa, o Museu do Vaticano é um dos mais visitados na Europa. O complexo que se formou no espaço abriga muitos espaços diferenciados.
Então, os visitantes podem visitar as galerias, os museus temáticos, as residências dos Pontífices, além de salas, quartos e capelas.
Entre as milhares de obras de arte com tamanha expressividade para o mundo, você encontrará no Museu do Vaticano a Capela Sistina, que pode ser considerada a maior de todas elas.
Portanto, uma parada nesse ponto é quase que uma obrigatoriedade para os visitantes.
Então, quer saber quais são alguns dos museus que você vai encontrar no complexo do Vaticano? Separamos os imperdíveis:
- Espaço Egípcio Gregoriano;
- Museu Pio Clementino;
- Museu Gregoriano Profano;
- Galeria dos Mapas;
- Lapidário Profano Antigo;
- Pinacoteca;
- Pavilhão de Transporte;
- Quarto de Raphael;
- Capela de São Pedro Mártir;
- Sala da Imaculada Conceição.
Que tal, esses são apenas alguns pontos que você encontrará no Museu do Vaticano. Tem muito mais para descobrir num passeio ao complexo.
Para ter tempo de conhecer tudo, separe algumas horas, senão dias para ficar em Roma e poder aproveitar esse local cheio de história, fé e mistérios.
Mas, o museu está aberto diariamente e os bilhetes de acesso custam de 8 a 35,50 euros.
Portanto, para quem gosta de museus, história e cultura, é possível planejar uma viagem de alguns dias somente para conhecer um pouco mais sobre os museus europeus.
Gostou de conhecer os museus na Europa? Então aproveite para nos seguir do Instagram e no Facebook. Fique por dentro de assuntos variados sobre viagens!

2 Comentários