Após um ano da pandemia do coronavírus, que tomou conta do mundo, muito se discute sobre as perspectivas e o futuro do turismo na Europa.
Para evitar a propagação do vírus, os países que compõem o espaço de Schengen decidiram em conjunto pelo fechamento total das fronteiras para viajantes.
Desde março de 2020, a maioria dos países decidiu por impedir a entrada de viajantes que estão de passagem, apenas para turismo.
Mas afinal, quais são as perspectivas e o futuro do turismo na Europa? Entenda como está a situação de viagens e quais são os próximos passos para a abertura das fronteiras.
A situação do turismo na Europa
Há quase um ano, o trânsito de viajantes entre continentes está praticamente fechado ao redor do mundo.
Mesmo com o número de mortes, a situação parece melhor agora. No início, até mesmo o comércio entre os continentes havia sido suspenso.
Hoje, para entrar na maioria dos países europeus é preciso ter cidadania e comprovar o motivo da viagem, para aqueles que não são moradores.
Dentro do espaço de Schengen, é possível transitar entre os países, mas existem algumas restrições impostas pela nova variante do coronavírus.
As restrições dentro da Europa
A propagação do coronavírus se mostra tão ágil, que após o verão, onde a maioria dos países apresentavam números baixos de contágio, a situação saiu do controle.
O inverno trouxe o aumento dos casos de pessoas infectadas e, assim, os registros de mortes mostram que o vírus é mais letal do que se imaginava.
Assim, os países começaram a tomar ações individuais para conter a propagação do coronavírus, entre elas, o monitoramento das fronteiras.
Portanto, para sair de um país e entrar em outro é possível encontrar barreiras sanitárias e a necessidade de fazer quarentena obrigatória.
Mas não é só isso, Portugal, por exemplo, perdeu o controle sobre a doença e países como Reino Unido estão impedindo a entrada de portugueses devido a nova variante.

As perspectivas com vacinação
Com consórcio formado pelos países que compõem a União Europeia para a compra de vacinas contra a Covid-19, a aplicação das doses está ocorrendo de forma acelerada.
No entanto, nesse primeiro mês de vacinação, apenas uma pequena parcela já recebeu a vacina, o que demanda medidas enérgicas dos governos para garantir o confinamento das pessoas.
Então, apesar da vacinação completar o seu primeiro mês, ainda há muito trabalho a ser feito.
Alguns países acreditam que uma grande parcela da população poderá ser vacinada até o verão.
No entanto, ainda não existe uma perspectiva quanto a imunização e a redução da linha de contágio da Covid-19.
Porém, acreditasse que pelo menos nesse ano de 2021 os países devem manter o uso obrigatório das máscaras e regras de distanciamento social.

O futuro do turismo na Europa
Após um ano do início da pandemia do coronavírus, ainda não se sabe quando as fronteiras poderão ser abertas para os turistas.
Os moradores da maioria dos países permanecem com restrições de viagens, sendo apenas permitido que ocorram quando for necessário.
A reabertura das fronteiras pode acontecer quando os números de infecções começarem a cair. Porém, esse é apenas o primeiro passo.
No entanto, é preciso também observar como estarão os índices de contágio da doença em outros países para começar a reduzir as restrições.
Assim, agora é contribuir para que diminua a linha de contágio e, que aos poucos, a economia do turismo volte a ser reaquecida.
Então, sem muitas perspectivas sobre o futuro do turismo na Europa, aproveite a visita em nosso blog para conhecer um destino para a sua próxima viagem. Já conhece Praga?

2 Comentários