Desde a última sexta-feira (29) países da União Europeia fecharam as suas fronteiras aéreas para voos vindo do Brasil, Reino Unido, Portugal, Irlanda e África do Sul.
As restrições são válidas por cerca de 20 dias para o território alemão e tem o intuito de reduzir a disseminação das variantes do coronavírus que foram encontradas nesses países.
Mas não é só a Alemanha que fechou às portas para os países que estão com a doença da Covid-19 fora de controle. A França também fechou novamente as suas fronteiras.
Com isso, nenhum visitante de fora da União Europeia e, entre eles estão os brasileiros, podem desembarcar nesses países e, nem mesmo, passar pelas fronteiras.
Quer saber como fica a situação dos brasileiros que estavam prontos para embarcar para a Europa, confira as regras!
A novas restrições de viagem
De modo geral, desde março de 2020 a União Europeia está com as fronteiras fechadas para visitas à turismo.
Aliás, no Velho Continente não existe turismo atualmente. Houve uma exceção a essa regra.
Então, no verão, houve a redução da rigidez de medidas, que permitiu a circulação entre países.
Mas, como resultado dessa abertura, houve o descontrole do avanço do coronavírus em vários países e, com isso, um recorde diário de mortes ao longo do outono.
Com isso, as restrições de circulação passaram a valer a partir de dezembro de forma rígida, permitindo a circulação somente quando fosse estritamente necessária.

Os voos entre países
Nesse período da segunda onda da Covid-19, as companhias aéreas continuaram com os voos para dentro e fora da União Europeia.
Com isso, as restrições para viajantes de fora do continente continuaram as mesmas.
Somente para quem possui cidadania de um dos países europeus e com a apresentação do teste negativo.
Com o avanço do vírus e a descoberta de novas variantes que se espalharam principalmente por Portugal e Brasil, o espaço aéreo foi fechado.
Assim, para embarcar para Alemanha e França, por exemplo, somente se possuir a cidadania e comprovar que mora no país.
Além disso, os estrangeiros que têm visto de permanência e de trabalho também podem entrar nesses países. Caso contrário, tudo está proibido!

Os brasileiros ainda podem viajar para países da União Europeia?
Sim, mesmo com as restrições dos grandes países que compõem o bloco da União Europeia, algumas regiões não seguiram as orientações e seguem recebendo turistas brasileiros.
Assim, somente nove países que estão com as fronteiras abertas para turistas brasileiros. Porém, somente três mantém poucas restrições. São eles:
Croácia
Portanto, para entrar no país é preciso apresentar o teste negativo para Covid-19 de até 48 horas, reservas de hotel e sem o exame precisa ficar 14 dias de quarentena.
Eslovênia
Desde julho as fronteiras eslovenas estão abertas para o turismo, desde que os viajantes se submetam a uma quarentena rígida de 14 dias no país.
Irlanda
Com as fronteiras abertas desde o início da pandemia, a condição para entrada no país é a realização da quarentena domiciliar de 14 dias.
Países como Portugal e Reino Unido, que estavam recebendo viajantes brasileiros passaram a fechar as suas fronteiras na última semana devido a descoberta de sete novas variantes do coronavírus.
Portanto, para garantir que o combate ao coronavírus seja mais intenso e que os números de infecções continuem caindo, países que não estão conseguindo manter o controle estão sofrendo restrições.
Assim, com as novas restrições na União Europeia, é hora de conhecer um pouco mais sobre a Espanha para programar a sua viagem após a pandemia. Vamos lá?
