Que a Europa é gelada no inverno, isso ninguém tem dúvidas. Mas desde a tarde deste domingo (7), a região norte do continente foi atingida pela maior tempestade de neve dos últimos 10 anos.
Devido a grande quantidade de neve que caiu principalmente na Alemanha e Holanda, o tráfego aéreo, rodoviário e ferroviário precisou ser interrompido.
Isso porque, a tempestade conhecida como “Darcy” gerou ventos de até 90 quilômetros por hora, assustando os moradores que se divertiam com a neve.
Alerta “código vermelho”
As condições severas do clima levaram as autoridades alemãs a fecharam até os centros de testes e vacinação do coronavírus.
A previsão é que nos próximos 10 dias as temperaturas cheguem a cada dos 16 graus negativos, com muita neve e uma sensação térmica ainda mais baixa.
Com isso, o principal aeroporto de Amsterdã ficou fechado na tarde do domingo e em boa parte desta segunda-feira.
Além disso, após o descarrilamento de um bonde na cidade de Haia, na Holanda, a circulação dos trens e bondes terrestres entre cidades foram interrompidas.
A diversão fora de casa durante a tempestade

Apesar dos estragos causados pela tempestade “Darcy”, nem tudo foi tão ruim nas últimas horas. Alguns lagos na fronteira entre a Alemanha e a Holanda congelaram.
Assim, vários moradores saíram das suas casas para praticar a patinação no gelo e brincar com os trenós na neve.
No entanto, as autoridades dos países estão atentas com as medidas de distanciamento social e continuam valendo as regras de lockdown para evitar contaminações pela Covid-19.
Jogos cancelados e competições à vista
Devido a forte tempestade que atingiu a região norte da Alemanha, os jogos deste domingo válidos pela Bundesliga foram cancelados na região da Renânia do Norte-Vestfália.
A neve que chegou a ter 30 centímetros de altura impediu que carros e trens circulassem entre as regiões do estado.
Na Holanda, as autoridades estudam organizar uma lendária corrida de patinação nos lagos. Esse evento não acontece desde 1997, data da última nevasca que congelou os lagos.
Alerta de “frio extremo” em Paris

A tempestade chegou a França nesta segunda-feira (8). Com isso, as autoridades acionaram o plano emergencial para acolher moradores em situação de rua do frio extremo.
As pessoas em situação de vulnerabilidade foram levadas para abrigos que funcionam 24 horas, evitando que pessoas morram de frios nas ruas da capital francesa.
Portanto, a situação deve ser de alerta pelo menos ao longo desta semana, quando as temperaturas têm a previsão de cair ainda mais nos próximos dias.
Para quem gosta de frio, essa é uma experiência diferente e divertida. Mas com certeza, as temperaturas muito baixas não são nada agradáveis fora de casa.
Que tal, quer saber mais sobre a tempestade e as baixas temperaturas na Europa? Confira nosso Instagram com informações diárias sobre a nevasca na Europa.
