O Reino Unido foi o primeiro país do continente europeu a se posicionar quanto a aplicação de vacina para imigrantes.
Em meio a pandemia da Covid-19, os direitos a saúde começaram a ser discutidos em meios aos custos dos pacientes que contraíram a doença.
No entanto, os imigrantes que não têm documentação estavam apreensivos para saber como ficaria a situação.
Por isso, o governo britânico se manifestou nesta segunda-feira (08), garantindo que imigrantes que não conseguem comprovar a permissão de residência serão vacinados.
Vacina para todos
O governo britânico está focado em reduzir a linha de contágio e fazer uma vacinação em massa o mais rápido possível.
Com isso, as vacinas estão sendo oferecidas para das as pessoas que vivem em território britânico, independente do status imigratório.
Assim, todas as pessoas que passaram por consultórios clínicos no último ano estão sendo inseridas no cadastro para tomar a vacina em breve.
Além disso, algumas organizações externas estão trabalhando para entrar em contato com as pessoas que não estão cadastradas.

Sem controle imigratório
No entanto, mesmo com a divulgação do governo britânico de que a vacina será aplicada em todas as pessoas que estão no país, muitos imigrantes ficaram preocupados.
Isso porque, durante a pandemia muitos imigrantes perderam o emprego, não tinham acesso a saúde e precisaram ser deportados.
Apesar do medo, o governo está garantindo para os imigrantes ilegais que não haverá controle alfandegário durante a vacinação, que nesse momento a prioridade é conter a doença.
Vacina para imigrantes

Essa é uma prioridade para o governo britânico, já que estimasse que o país tenha pelo menos 1,3 milhão de imigrantes e uma grande parcela deles em situação ilegal.
No entanto, para alcançar a vacinação em massa no país, é preciso que todas as minorias recebam o imunizante, para evitar que a doença se alastre em regiões e lugares específicos.
Desde o final de dezembro, quando as vacinas foram disponibilizadas para o Reino Unido, mais de 12 milhões de pessoas já foram imunizadas.
Com isso, nesse momento de pandemia, o governo britânico tirou o foco das atenções a questão dos imigrantes e passou a se preocupar com a vacinação.
Então, a vacina para imigrantes é uma garantir em solo britânico. Como será em outros países do continente? Confira mais no nosso Facebook!

1 Comentário