fbpx
Ir para o conteúdo Pule para a barra lateral Pular para o rodapé

Finlândia, o país do frio e calor extremo

A Finlândia é um país pequeno dentro do continente Europeu, mas com características muito importantes para quem quer viver com qualidade de vida.

Isso porque, apesar das pessoas não conhecerem muito o país, a Finlândia tem o melhor sistema educacional do mundo, sendo uma referência na educação.

Assim, o país é um lugar exótico e que tem características muito peculiares, mas que valem a pena conhecer.

Que tal, vamos descobrir um pouco mais sobre a Finlândia? Vamos falar não só do frio extremo, quanto do calor que faz por lá.

Confira!

Frio e calor extremo da Finlândia

Então, parece até um exagero pensar que em um mesmo país possa fazer tanto calor e frio durante algumas estações do ano.

Mas, é isso mesmo. Em janeiro, no pico do inverno europeu, a temperatura chega a ficar na casa dos 30 graus negativos.

No entanto, em agosto, no meio do verão, as temperaturas podem chegar na casa dos 30 graus também. Mas claro, isso não acontece tanto.

A aurora boreal

Na Finlândia, é possível ver o fenômeno da aurora boreal praticamente todos os dias entre setembro e março.

Além disso, no verão finlandês, os dias são bem claros e com sol. Mas, no inverno, são muito escuros e quase não é possível ver o sol durante a estação gelada.

Mas, esse é um dos elementos principais para que o ocorra o fenômeno, já que é preciso estar mais frio e uma noite, ou começo dela, aberta e estrelada.

Aliás, não é fácil ver a aurora boreal, a não ser que você more em regiões muito geladas como a Finlândia, Noruega, Islândia, entre outras da região.

A neve é parte da paisagem da Finlândia

Isso mesmo, a maior parte do ano na Islândia você poderá ver neve. O frio intenso começa em outubro, quando começa a nevar.

Assim, no pico do inverno, o sol nasce por volta das 9 horas da manhã e começa a se pôr próximo das 14 horas.

Então, você realmente tem a sensação de que sai e volta para casa sempre a noite, dependendo da sua rotina de atividades.

Mas, essa sensação térmica baixa e a paisagem branquinha da neve podem ser acompanhadas até meados de abril.

Por isso, para quem pretende morar ou viajar para a Finlândia, esse é um excelente destino para quem quer praticar esportes de inverno, como patinação e snowboard.

O contraste do verão

Mas, ao contrário do verão, a paisagem verde é o que mais chama a atenção no verão da Finlândia. Assim, basta chegar a primavera que as pessoas correm para fora de casa.

Isso mesmo, é quase uma ordem. Os dias de sol são propícios para os passeios no parque, atividades ao ar livre. A questão é circular nas ruas para pegar vitamina D.

Assim, uma característica interessante sobre os dias de primavera é que os dias passam a ficar mais longos até a chegada do verão.

Então, se no inverno os dias são mais curtos, muitas vezes no verão o anoitecer começa por volta das 19 horas e o pôr do sol acontece perto das 21 horas.

Assim, a Finlândia realmente é um país muito interessante. As suas características são muito específicas das regiões mais longínquas da Europa.

Gostou de conhecer um pouco do frio e calor extremo da Finlândia? Então que tal descobrir um pouco sobre o passeio Norway in a nutshell, na Noruega.

Deixe um comentário

Europa Hoje © 2025. Todos os direitos reservados.