A casa do surf de ondas grandes fica na Praia do Norte, em Nazaré. O pequeno vilarejo, que fica a pouco mais de uma hora de Lisboa, atrai os surfistas mais ousados.
Isso porque, no inverno, uma série de mudanças climáticas e do posicionamento da maré gera o famoso “Canhão da Nazaré”.
Assim, durante o fenômeno, as ondas podem ultrapassar a casa dos trinta metros de altura, gerando imagens impressionantes que rodam o mundo.
Mas afinal, o que fazer me Nazaré? Só vale a pena visitar a cidade no inverno para ver o canhão? Preparamos este post para tirar todas as suas dúvidas.
Acompanhe!
Como chegar a casa do surf de ondas grandes

Nazaré é um vilarejo que fica no caminho para os visitantes que viajam entre Lisboa e Porto. Portanto, no coração da costa portuguesa.
Assim, para quem está em Lisboa, basta dirigir por 122km, cerca de uma hora, que vai se deparar com a praia no distrito de Leiria.
Além disso, para quem está em Coimbra, a praia fica ainda mais perto, são somente 109km. Mas, para quem está no Porto, é preciso viajar por 214km para chegar a Nazaré.
Mas o que fazer em Nazaré?
A Nazaré oferece aos seus visitantes mais do que as ondas gigantes da Praia do Norte. O pequeno vilarejo de pouco mais de 15 mil habitantes conta com alguns pontos belíssimos.
Aliás, na Praia do Norte, mais do que o surf de ondas grandes, é possível assistir profissionais do kitesurf e do windsurf fazendo os seus treinos quase que o ano todo.
Praia na Nazaré

No calçadão da região central do vilarejo, onde estão os restaurantes e a maior parte da rede hoteleira da cidade fica um mar calmo e tranquilo.
Assim, a praia é um paraíso para os veranistas, porque o mar de águas mais quentes é propício para ajudar a refrescar o calor.
Além disso, no calçadão e nas areias da praia é possível fazer a prática de diversos tipos de esportes. No verão, a Nazaré é sede de uma das maiores competições de futebol de areia da Europa, por exemplo.
Farol da Nazaré
Esse é um dos pontos mais cobiçados pelos turistas que visitam a Nazaré. O farol que fica no Forte de São Miguel de Arcanjo fica no alto do morro que divide as duas praias.
Por isso, é o lugar ideal para observar as ondas gigantes e um dos mais belos pôr do sol que você encontra em Portugal.
Assim, dentro do forte você encontra uma exposição das pranchas utilizadas pelos surfistas que passaram pela Nazaré e se destacaram nas ondas grandes.
O sítio da Nazaré

Tudo bem, a maioria dos visitantes que mesmo ver as ondas gigantes. Mais vale a pena chegar ao Largo de Nossa Senhora de Nazaré.
Pegando um bondinho do calçadão da praia é possível chegar ao alto do largo, onde existe um mirante de mais de 100 metros de altura, no qual é possível ver toda a praia e cidade da Nazaré.
Então, no chamado Sítio da Nazaré vale a pena visitar o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, o Miradouro do Suberco e a Ermida da memória.
Que tal, gostou desse passeio pela casa do surf das ondas grandes? Então aproveite para conhecer um pouco mais dos encantos de Porto.
