fbpx
Ir para o conteúdo Pule para a barra lateral Pular para o rodapé

Quanto custa morar fora do país?

Para quem está pensando em deixar o Brasil, uma das dúvidas comuns é quanto custa morar fora do país.

Isso porque, para quem decide morar na Europa, com o euro na casa de R$ 6,50, é preciso ter um bom planejamento para custear a ideia.

Mas, tudo isso vale a pena, pensando em buscar um lugar para viver com mais segurança, oportunidades de emprego e educação.

Afinal, quanto custa morar fora do país? Quanto de dinheiro é preciso juntar para realizar este plano?

Confira este post que preparamos para te ajudar na missão!

Quanto custa morar fora do país?

O primeiro passo para entender quanto custa morar fora do país é entender o seu estilo de vida e a realidade que você vive.

Assim, os gastos e os custos são baseados não só no destino, mas naquilo que você julga necessário para viver com qualidade de vida.

Portanto, para fazer uma estimativa de gastos fixos como aluguel, alimentação, transporte entre outras necessidades de consumo, é preciso identificar o local que você pretende viver.

Com isso, depois de decidir o país e as cidades que você tem interesse em morar, é possível identificar os gastos fixos e começar o seu planejamento financeiro.

Então, pense assim, se você pretende viver em Portugal, você precisará de uma reserva menor do que se a opção for morar na Alemanha, por exemplo.

Quais são os principais gastos?

Para que você possa iniciar a sua tabela de planejamento financeiro para a sua mudança de país, vamos falar um pouco sobre os gastos básicos.

Passagens aéreas

O gasto inicial para inserir no seu planejamento financeiro é com as passagens aéreas. Por isso, estude a melhor época para conseguir preços mais baixos para o seu deslocamento.

Isso porque, na alta temporada as passagens podem chegar a custar praticamente o dobro do preço, fazendo com que você tenha uma despesa ainda maior.

Aluguel

Pense que se você for viver em Portugal e quiser escolher a capital Lisboa, os custos serão altos, mas não maiores do que nas outras capitais de países europeus.

Então, considere viver um pouco mais afastado da região central das cidades e, se possível, não escolha a capital.

Mas, pensando em valores, um aluguel de apartamento para uma pessoa em Lisboa, por exemplo, pode variar de 600 a mil euros, dependendo da localização.

No entanto, em outras capitais europeias, esse preço pode chegar a ser o dobro desse valor.

Saúde

Para entrar na União Europeia é preciso que você apresente um seguro de saúde para o período da viagem.

Assim, ao se estabelecer no país, você precisa considerar contratar um plano de saúde para conseguir dar entrada no visto.

O custo varia de 100 a 500 euros, dependendo do país que você escolher para viver.

Dicas sobre os custos de morar fora do país

Algumas dicas são imprescindíveis para essa decisão de morar fora do Brasil. Considere ter no mínimo o equivalente para garantir a sua estadia por 3 meses.

Isso porque, possivelmente no aluguel você precisará dar o calção de no mínimo dois meses para garantir o contrato.

Além disso, a alimentação pode ser um gasto alto, dependendo da região onde você escolher morar.

Em Portugal é um dos custos mais baixos, mesmo assim considere um bom valor para garantir que não vai passar aperto.

No entanto, se você tiver a possibilidade, faça um bom planejamento para levar cerca de 3.000 euros por mês. Aliás, o ideal é que você junte o suficiente para viver seis meses fora.

Portanto, agora que você sabe quanto custa morar fora do país, que tal descobrir quais são as melhores opções para conseguir o visto permanência.

Deixe um comentário

Europa Hoje © 2025. Todos os direitos reservados.