A vacina AstraZeneca está passando por uma fase controvérsia durante a vacinação na Europa.
Isso porque, alguns problemas relatados de coagulação sanguínea em pessoas vacinadas colocou o imunizante e suspensão.
Assim, mesmo após ter sido aprovada da União Europeia no final de janeiro e, desde então passou a compor a cartela de vacinas utilizadas no continente, ela vem passando por problemas.
Afinal, a AstraZeneca teve a sua produção reduzida e a estimava de entrega foi alterada. Além disso, faltam dados que comprovem a eficácia em pessoas acima dos 65 anos.
Mas afinal, quais são as suspeitas relatadas sobre a AstraZeneca e porque ela está causando controvérsias? Descubra aqui!
A vacina AstraZeneca foi suspensa?

A agência dinamarquesa de saúde suspendeu o uso da vacina após a morte de uma mulher de 60 anos que havia recebido uma dose da vacina.
Isso porque, foram relatados problemas sanguíneos em algumas pessoas após a vacinação. As suspeitas recaem sobre os efeitos incomuns em mulheres.
Assim, a agência relatou um baixo números de plaquetas e coágulos sanguíneos. Com o comunicado e a suspensão do uso na última quinta-feira (11), outros países também suspenderam.
Com isso, as autoridades norueguesas também relataram pacientes sendo tratadas com os mesmos sintomas em hospitais no país.
Outros países relataram problemas
Mas, não foi só na Dinamarca e Noruega que problemas semelhantes foram relatados com pessoas que receberam doses da vacina.
Na Holanda 10 relatos foram registrados com efeitos colaterais que envolvem coagulação do sangue e embolias.
Islândia, Irlanda e Bulgária também acolheram os relatórios de saúde apresentados e suspenderam o uso da vacina.
No entanto, mais uma vítima fatal foi registrada na Áustria, quando uma mulher morreu após a vacinação.
Por precaução, alguns países também suspenderam o uso de diferentes lotes da vacina até que um estudo pudesse ser realizado.
As autoridades de saúde

Os reguladores da vacina no Reino Unido disseram nesta segunda-feira (15) que as evidências “não sugerem” que a causa dos coágulos possa ter sido a vacina.
Assim, as autoridades pedem que a vacinação continue, já que ainda não existe uma evidência científica da causa estar relacionada com a AstraZeneca.
Com isso, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) já se posicionou quanto aos problemas relatados e afirmou que “está revisando todos os casos de eventos tromboembólicos e outras condições relacionadas a coágulos sanguíneos” com a vacina AstraZeneca.
Como reverter as suspensões?
As suspensões do uso da vacina são temporárias e com caráter preventivo até que sejam revisados os dados e que uma conclusão científica possa ser alcançada.
Isso porque, segundo o laboratório, nenhuma evidência de risco de aumentado de coágulos sanguíneos foi relatado nos diferentes lotes da vacina e nas faixas etárias vacinadas.
Portanto, alguns especialistas apontam que os eventos de coagulação podem não estar relacionados com a vacina em si.
Assim, o correto é aguardar um relatório final apontando o direcionamento correto sobre a vacina, levando como base os dados apontados pelas agências de saúde dos diferentes países.
Então, apesar da controvérsia com a vacina AstraZeneca, o mais indicado é continuar a vacinação, que precisa ter o ritmo acelerado nas próximas semanas.
