Nos últimos dias, a pandemia do coronavírus está sob controle em Portugal. Depois de passar por um caos nos atendimentos o país conseguiu se estabilizar.
Isso porque, no final de fevereiro os números de infecções e mortes bateram recordes, levando as autoridades a pedir ajuda para outros países da União Europeia.
Assim, foram mais de 30 dias de lockdown severo, colocando toda a população de pouco mais de 10 milhões de habitantes em confinamento.
Com isso, mesmo com os prejuízos registrados na economia, rapidamente o país conseguir conter os avanços da doença.
A terceira onda

Mesmo com a chegada da terceira onda do coronavírus, que está causando aumentos expressivos nos números de infecções em outros países do continente, Portugal se mantém bem.
Isso porque, o país se mantém numa zona de baixo risco e com isso os protocolos de desconfinamento seguem avançando.
Portanto, a cada semana, os cidadãos estão retomando à normalidade com a reabertura dos comércios e serviços.
Coronavírus sob controle

Portugal viu de perto o descontrole da pandemia em meados de janeiro, já que não seguiu os protocolos de lockdown severos impostos na Europa.
Assim, os números de mortes chegaram a ultrapassar a casa das 300 pessoas por dia. Mas, uma ação rápida fechou o país rapidamente.
Com isso, a média de novos casos por dia em Portugal não passa de 200 infecções registradas. Atualmente, são menos de 32.000 pessoas infectadas, mas se recuperando da Covid-19.
Portanto, ao longo dos últimos 14 dias a curva de infecções continua seguindo a tendência de queda, na contramão do resto do continente.
Coronavírus fora de controle na Europa

Se em Portugal a situação é de otimismo após o controle do avanço da doença, em outros países a situação não é a mesma.
Isso porque, na França, as autoridades levaram 16 cidades, incluindo Paris para um novo lockdown severo de quatro semanas.
Além disso, na Itália, as novas infecções começaram a crescer rapidamente e o país segue nos protocolos severos de confinamento, sem prazo para encerrar.
Assim, na Alemanha, a curva de infecções está crescendo novamente e os protocolos de desconfinamento foram suspensos até segunda ordem.
AstraZeneca atualiza dados da eficácia
Depois da polêmica suspensão do uso da vacina AstraZeneca em países da Europa, a fabricante do imunizante atualizou os dados sobre a eficácia do produto.
Assim, segundo a farmacêutica anglo-sueca, a vacina contra a Covid-19 tem 76% de eficácia nos casos sintomáticos.
Além disso, o imunizante tem 100% de eficácia em casos grave ou hospitalizados.
Ou seja, as pessoas que se contaminam com a Covid-19 depois de vacinadas não desenvolvem a forma grave da doença.
Portanto, mesmo com a polêmica sobre a relação com casos de coágulos em pacientes que haviam sido vacinados pela AstraZeneca, as mortes não estariam relacionadas com o imunizante.
Com isso, sem as evidências de causas de doenças, a vacina voltou a ser aplicada na União Europeia e fortalece o calendário de imunização em muitos países.
Então, com a boa notícia de que a pandemia está sob controle em Portugal, você ainda está pensando em se mudar para Europa? Confira!

1 Comentário