fbpx
Ir para o conteúdo Pule para a barra lateral Pular para o rodapé

Itália proíbe navios de cruzeiro em Veneza

Após várias discussões, o governo italiano proibiu novamente navios de cruzeiro em Veneza por questões ambientais.

Isso porque, a discussão sobre autorizar ou proibir o ancoramento de navios na ilha é algo que está se arrastando ao longo dos anos.

Portanto, uma reunião do gabinete italiano concordou que os ancoradouros para grandes navios de passageiros e porta-contêineres deveriam ser fechados.

Com isso, os novos pontos de ancoragem para navios devem ser localizados longe dos locais históricos de Veneza.

Isso porque, os críticos dizem que as ondas que os navios criam estão destruindo as fundações da histórica cidade.

Além disso, Veneza costuma inundar, e diversas regiões da ilha história são atingidas, deixando locais icônicos como a Praça de São Marcos submersos.

Por que proibir navios de cruzeiro em Veneza?

Há vários anos, os moradores de Veneza estão reclamando dos prejuízos para a economia que causam os navios parados na ilha.

Segundo os moradores, os enormes navios são uma monstruosidade que, além de estragar a paisagem, prejudicam o ritmo da ilha.

Afinal, como parte da viagem, os navios de cruzeiro oferecem não só a acomodação, como as refeições a bordo, o que mina a economia turística da cidade.

Assim, a decisão das autoridades italianas com a proibição da parada dos cruzeiros no meio da cidade foi comunicada pelas redes sociais.

Isso porque, em um tweet do ministro da Cultura italiano, Dario Franceschini, que disse que a decisão ajudaria a atender a um pedido da agência cultural da ONU, a UNESCO.

Os protestos constantes

Os moradores de Veneza se mostraram muito favoráveis a decisão, já que havia uma série de petições registradas na justiça para parar o Canal de Giudecca.

Além disso, os perigos eram eminentes no canal, já que acidentes com navios de cruzeiro e barcos menores com turistas haviam sido registrados.

Assim, após o acidente, o prefeito de Veneza pediu as autoridades do país a finalização das obras para que os navios de grande porte usem o canal Vittorio Emanuele III.

Portanto, desde 2013 já havia uma série de restrições de circulação de navios no Canal de Giudecca, mas ainda trazendo muitos prejuízos para a cidade.

Navios de cruzeiro em Veneza, mas longe da cidade

Assim, a velha discussão sobre proibir ou não a parada de navios de cruzeiro em Veneza deve continuar.

Isso porque, para muitos comerciantes os cruzeiros são prejudiciais. No entanto, para uma parcela isso pode afetar o turismo.

Então, mesmo que o embate entre prós e contra continue sendo grande, os navios seguem atracando perto o suficiente da cidade.

No entanto, desde 2017 é proibido que os navios maiores passem nas proximidades na Praça de São Marcos e na entrada do Grande Canal.

Isso porque, estes são os pontos mais atingidos pela movimentação das águas causadas pela passagem dos navios.

Além disso, vale lembrar que Veneza sobre com constantes alagamentos por chuvas e mudanças de maré que deixam a cidade debaixo d’água.

Que tal, o que você acha sobre o tráfego de navios de cruzeiro em Veneza? Aproveite a visita e conheça também outras regiões imperdíveis para conhecer na Itália.

Deixe um comentário

Europa Hoje © 2025. Todos os direitos reservados.