O problema do “Pinky Gloves” não é ser pensado por homens, mas sim, ter sido idealizado por pessoas que não compreendem nada o que é o período menstrual.
Por isso, a invenção da startup alemã acabou ganhando a indignação e fúria de muitas mulheres que lutam para acabar com o estigma da menstruação.
Com a repercussão, mesmo recebendo um investimento de 30 mil euros para produzir a inovadora luva, os fundadores querem retirar a ideia do mercado.
Isso seria uma sequência de falhas ou a falta de empatia com as mulheres? A menstruação é um tabu, que precisa ser superado! Entenda o caso.
Produto feminino pensado por homens?
Está frase pode soar feminista, até certo ponto. Mas não tem sido o caso desde a apresentação do “Pinky Gloves” em um programa de televisão alemão.
O pitch de ideia do produto foi fantástico, segundo todos os homens que participaram do episódio.
Afinal, as mulheres deveriam poder descartar absorventes íntimos no lixo de forma discreta, usando uma luva de borracha rosa, não é mesmo?
A ideia foi tão genial, que o investidor Ralf Dümmel comprou o projeto e topo investir no produto ao vivo, durante a exibição do programa “The Lions’Den”.
Para quem não conhece, essa é a versão alemã da franquia do Shark Tank, quando inventores colocam suas ideias para serem compradas por investidores.
Qual o motivo da revolta?
Em um primeiro momento, nenhum dos homens que participavam da atração televisiva entenderam qual era o motivo da revolta.
Afinal, o produto parecia ter sido o mais inovador e melhor daquele programa na semana passada.
Mas, rapidamente a internet mostrou o problema. Afinal, as mulheres se posicionaram, já que as “Pinky Gloves” não são sustentáveis e, além de ser sexista.
Nas suas redes sociais, os dois sócios da startup que apresentaram o produto já entenderam o erro, mas estão preocupados com a onda de ódio que estão sofrendo.
Os jovens empreendedores garantem que já entenderam a proporção do erro e, rapidamente, querem retirar o produto do ar, fingindo que nada disso existiu.
No entanto, isso não basta em tempos de redes sociais, já que as discussões não têm fronteiras e se estenderam para muito mais longe que o horizonte que os empreendedores tinham com a proposta.
Pedido de paz e trégua do homens
Em suas redes sociais, os empreendedores fizeram o seguinte pedido para aqueles que são contrários ao produto:
“Não podemos mais suportara isso e estamos no limite de nossas forças. Por favor, parem de nos atacar e ameaçar nós, nossas famílias e apoiadores” escreveram os empresários.
Portanto, para Eugen Raimkulov e André Ritterswürden, fundadores da PinkyGloves, o pedido de desculpas já foi feito e eles vão retirar o produto do mercado.
Mas, vale aqui uma reflexão: por que será que eles nunca fizeram uma pesquisa de mercado ou encontraram mulheres dispostas a falar sobre o projeto?
Talvez, muitos homens acreditem que sabem o que é melhor para os outros, indiscriminadamente, e isso pode ser um grande tiro no pé.
Você ainda não conhece o “Pinky Gloves”?
O produto inovador é uma luva de borracha rosa, a qual as mulheres podem vestir na hora de fazer a troca do absorvente íntimo.
Mas, como “bônus” de uso do produto, as mulheres enrolam o absorvente usado e descartam no lixo, supostamente de maneira discreta.
Por isso, com o reforço do estereótipo sexista e de que a menstruação é algo sujo ou ruim, o produto recebeu inúmeras críticas e foi retirado do mercado.
O que você acha de um produto feminino pensado por homens? Vale a pena discutir a inovação do ponto de vista de entender como ela pode beneficiar a sociedade, não é mesmo?
