fbpx
Ir para o conteúdo Pule para a barra lateral Pular para o rodapé

Como viajar pela Europa em meio a pandemia?

Muitos se perguntam sobre como viajar pela Europa em a pandemia do coronavírus. Será que é seguro e como fazer para se proteger.

Aliás, a recomendação das autoridades de saúde é para evitar viagens e contatos sociais com outras pessoas para conter o vírus.

Mas, nem sempre é possível não fazer deslocamentos, mesmo que estes não sejam por turismo, mas sim a trabalho ou estudo.

Então, como fazer as viagens pela Europa tomando cuidado e se mantendo o mais seguro possível na hora de desembarcar em outros países? Confira!

Viajar pela Europa em meio a pandemia

Nem toda viagem realizada pode ser considerada turismo. Isso porque, nem sempre é possível parar em um lugar só, mas é necessário se cuidar.

Portanto, para evitar o contágio e a propagação do vírus, é preciso respeitar as medidas de segurança e de saúde.

Assim, instalar aplicativos no celular para rastrear o contato com pessoas infectadas nos países que você preciso desembarcar é uma excelente opção.

Aliás, você precisa se manter o mais rastreável possível, fazendo exames com frequência para garantir que não está infectado.

Medidas relativas às viagens

A União Europeia criou um protocolo comum de recomendações para as restrições e circulação durante a pandemia.

Assim, neste documento, os países se comprometem com princípios básicos para o controle e combate da doença, são eles:

  • mapeamento do avanço da doença baseado nas cores verde, laranja, vermelho e cinza;
  • critérios comuns para que os Estados-Membros imponham restrições de viagens;
  • imposição igual de quarentena e testagem para viagens;
  • mecanismos de informação clara e rápida aos cidadãos e viagens.

Além disso, os países se comprometem a fazer um controle mais rigoroso de fronteiras para evitar a propagação do vírus e suas variantes.

Formulário de localização para viajar pela Europa

Outra medida de combate ao vírus que os países estão adotando é o uso de um formulário de localização para rastreio de viajantes.

Portanto, ao desembarca em um país, é preciso declarar informações verdadeiras sobre origem e endereço de destino para que seja de fácil localização.

Afinal, após a entrada é preciso entregar um teste negativo para o coronavírus e, em alguns casos, se submeter a uma nova testagem no momento da entrada.

Assim, em caso de teste positivo, é possível localizar a pessoa infectada e contactar aquelas que estiveram em contato com a pessoa, em caso de um voo, por exemplo.

Restrições de circulação entre países

Devido às diferenças de políticas de combate ao coronavírus adotadas em cada um dos países, foi criada uma lista de regiões que são de risco.

Assim, para que possa ser permitida uma viagem, é preciso entender as condições sanitárias do país de origem e destino.

Além disso, para a criação da lista de restrições é levada em consideração a política de medidas de confinamento e quarentena.

E não só, a reciprocidade de informações também um fator considerado para a liberação de viagens entre países dentro e fora da União Europeia.

Por exemplo, até dois meses atrás, era proibido viajar de Portugal para a Alemanha devido ao descontrole da doença em território português.

Então, para viajar pela Europa deve ser considerada a urgência e necessidade do deslocamento até que a situação seja mais segura. Quer saber como está Portugal hoje?

Deixe um comentário

Europa Hoje © 2025. Todos os direitos reservados.