Na Itália, as autoridades de saúde relataram que uma jovem recebeu seis doses da vacina contra o coronavírus de forma acidental.
Isso porque, a enfermeira que estava fazendo a aplicação em um hospital, na cidade de Toscano, na Itália, se confundiu com a dose exata para aplicação.
O acidente aconteceu no hospital de Noa, no domingo (09), quando a paciente, uma estagiária de um hospital psiquiátrico da região foi receber a primeira imunização.
No entanto, a confusão com as doses foi percebida rapidamente e, por isso, a jovem está internada para monitorar possíveis reações.
Altas doses da vacina

Apesar da superdosagem de imunizante recebida pela jovem, o estado dela é considerado bom e, até o momento, não houve nenhuma complicação.
Mas, no caso da enfermeira que aplicou as doses, o hospital abriu uma sindicância para averiguar em que circunstâncias aconteceram o erro.
Afinal, cada frasco da Pfizer BioNTech possui exatamente seis doses, para serem administradas em pacientes diversos.
No entanto, a enfermeira disse que teria visto seringas vazias e, desta maneira, teria acontecido o erro.
Riscos de doses extras de vacina

Como o imunizante é produzido a partir do vírus morto da Sars-Cov-2, os médicos estão monitorando o sistema imunológico da paciente para doses massivas da vacina.
Assim, mesmo com um quadro de saúde estável, a paciente deve ser reavaliada ainda nas próximas horas, para possivelmente receber alta.
No entanto, por ser o primeiro caso de superdosagem registrado na Itália, as autoridades devem continuar monitorando a paciente.
Vacina para profissionais da saúde

Para conter o avanço do coronavírus e proteger os profissionais da saúde, o governo italiano decretou que os trabalhadores da área devem ter prioridade na vacinação.
Portanto, aqueles profissionais da saúde que não se dispuserem a tomar a vacina, devem ser trocados de área, para evitar conto com o público.
Assim, tanto os trabalhadores de hospitais, quanto das farmácias, estão recebendo as doses de imunizantes desde o princípio da vacinação no país.
Situação do coronavírus
A Itália registrou números recordes de mortes e infecções nos primeiros momentos da pandemia do coronavírus na Europa.
Mas, desde então, entrou em lockdown e impôs restrições severas de circulação e contato para a sua população, reduzindo as infecções.
Com isso, a vacinação segue acelerada no país e, assim, os números caem a cada semana, possibilitando que seja iniciado um plano de desconfinamento.
Assim, nas próximas semanas o país fará a reabertura gradual das fronteiras para viajantes, com medidas restritivas para evitar a propagação do vírus.
Então, com o susto do excesso de doses da vacina, o país segue o plano de imunização em massa. Confira como está a situação atual na França.
