Nesta segunda-feira (17), o Reino Unido reabriu bares e restaurantes pela primeira vez desde o início de janeiro, quando começou o lockdown.
Assim, este novo passo de relaxamento das restrições ocorre em um momento de preocupação.
Isso porque, a variante indiana, que é mais contagiosa e infecciosa que as anteriores, está em crescente circulação.
Com isso, as autoridades temem que a aglomeração de pessoas em locais fechados possa aumentar o número de infecções.
Reino Unido reabriu bares e restaurantes

Além dos bares e restaurantes, os cafés ingleses também voltam a funcionar para atendimento de clientes, uma das paixões dos moradores do país.
Desde o início de maio já é possível reunir um grupo de pessoas ao ar livre, até mesmo sem o uso de máscaras, para quem está vacinado.
E não só os estabelecimentos de alimentação, mas cinemas, teatros e locais desportivos, como academia, podem reabrir a partir desta segunda.
Pedidos de vigilância no Reino Unido

Ao mesmo tempo que a vida normal parece estar cada vez mais perto, o pedido das autoridades é de vigilância.
Isso porque, se o número de infecções voltar a crescer, o plano de desconfinamento pode ser impedido de ser finalizado em 18 de junho.
Além disso, a circulação da nova variante também teve repercussão fora do Reino Unido, já que alguns países retornaram a região para a lista de atenção.
A situação na Europa

A França continua no plano de flexibilização e o toque de recolher passa a ser mais curto, mas segue durante as noites.
Além disso, restaurantes volta a funcionar com 50% da sua ocupação e podendo atender clientes na parte externa.
Na Alemanha, segue o plano de vacinação avançando e os números de infecções diminuíram consideravelmente nos últimos dias.
Atualmente, o número de novas infeções no país passou a ser de 83 para cada 100.000 habitantes, o que é considerado sobre controle.
A partir desta semana, as prioridades para vacinação na Alemanha foram retiradas, então todos podem receber uma dose do imunizante o quanto antes.
Mas, os países europeus seguem imunizando a população, para impedir a circulação do vírus e já planejam uma terceira dose da vacina para 2022.
Então, o mais importante para a Europa é garantir que as doses cheguem aos países para que até o verão a maior parte da população já esteja imunizada.
Que tal, o Reino Unido reabriu bares e restaurantes. Entenda como está a situação de viagens pelo continente europeu para pensar no verão.
