O que fazer se o seu voo for cancelado em uma viagem pela Europa? Esta pergunta gera sempre muitas dúvidas.
Em tempos de crise, em que viajar é pouco provável, é importante entender os direitos daqueles que já adquiriram as passagens.
Afinal, viagens internacionais tem um alto custo, mesmo quando estão em promoção e, ninguém, está disposto a perder todo o dinheiro.
Mas afinal, se você estiver na Europa e seu voo for cancelado, entenda como proceder com a solicitação de reembolso!
Se o voo for cancelado

Se você nem embarcou e o voo for cancelado antes da data, você tem o direito de obter todo o dinheiro gasto de volta.
Claro, nem sempre as empresas fazem isso da maneira correta, muitas emitem vouchers que acabam sendo prejuízo para os consumidores.
Mas, se você estiver no seu destino final na Europa e, na volta, acontecer o cancelamento, vale as regras europeias.
Atraso e cancelamento, quais são os direitos?

Em solo europeu, os atrasos de voos acima de duas horas são penalizados com o pagamento de valores bônus.
Neste caso, a espera nos aeroportos tem valores diferenciados de acordo com o tempo e as condições.
Porém, via de regra, os bônus são de até 600 euros, que devem ser solicitados no balcão da companhia aérea.
No caso de cancelamento de voo, mesmo com a notificação anterior e realocação em outra aeronave, é preciso reembolsar o passageiro.
Assim, para cancelamento, a empresa precisa pagar o valor da passagem para o cliente e, em trânsito, precisa realocar em outro voo.
Dicas para buscar os direitos se o voo for cancelado
É sempre importante que você tenha em mãos os cartões de embarque, tickets de compra e outros comprovantes.
Isso porque, é interessante que você demonstre os prejuízos que o cancelamento está causando para a sua viagem.
Assim, você poderá obter condições melhores de seguir para o seu destino e devidamente amparado pela companhia.
Espera no aeroporto

Enquanto você aguarda o embarque, não deixe de buscar informações diretas no balcão da companhia.
Aliás, se o tempo for se prolongando, eles são responsáveis por alimentar e acomodar os passageiros.
Por isso, você deve pedir que eles façam isso caso o atraso seja superior a duas horas.
Afinal, ninguém merece ficar sentado por horas em cadeiras desconfortáveis de aeroporto esperando que a companhia faça o seu trabalho.
Então, não deixe passar o tempo, fique de olho e vá sempre pedir informações no balcão, isto irá relembrá-los dos compromissos deles.
Com isso, fique atento se o voo for cancelado e não deixe os seus direitos para trás. Quer saber como está Portugal e as condições de viagens no país?
