A espera acabou! A vacina CoronaVac foi aprovada nesta terça-feira (01) para uso emergencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Assim, o imunizante produzido pelo laboratório chinês Sinovac é a sexta vacina que recebe a autorização de uso pela OMS.
Mas, a CoronaVac já era uma realidade em muitos países. No Brasil, a vacina chinesa é uma das três que estão sendo aplicadas.
Devido a parceria com o Instituto Butantan para a produção do imunizante, a CoronaVac é a vacina mais aplicada no Brasil, o que gerava dúvidas sobre eficácia e validação.
CoronaVac aprovada pela OMS

A aprovação não só traz um alívio para os brasileiros que foram imunizados com a CoronaVac, mas pela confirmação da eficácia.
Isso porque, o Instituto Butantan fez um teste com a aplicação da vacina em 75% da cidade de Serrana, em São Paulo.
O resultado após a aplicação das doses mostrou uma queda de 95% no número de mortes pela Covid-19, 86% nas hospitalizações e 80% dos casos leves sintomáticos da doença.
Assim, você possível confirmar o quanto a CoronaVac está ajudando o Brasil a reduzir os índices da doença e a sua eficácia.
Consórcio mundial de vacinas

A eficácia foi comprovada no Brasil e em outros países como a Turquia e o Chile, que também estão usando amplamente a CoronaVac, variando de 54% a 80% de eficácia.
Por isso, a OMS afirmou que a vacina atende os padrões internacionais de segurança, confiabilidade e eficácia.
Além disso, a OMS recomendou que a vacina do laboratório Sinovac passe a integrar o consórcio Covax Facility.
Assim, a CoronaVac pode passar a ser produzida em escala global, para ajudar na imunização de países pobres.
Isto porque, a CoronaVac pode ser armazenada em condições de temperatura normal, podendo ser facilmente transporta e ministrada em países quentes.
CoronaVac aprovada para o passaporte da vacina?

A aprovação da vacina produzida em parceria com o Instituto Butantan é um grande passo para a aceitação em outros países.
Assim, possivelmente os órgãos reguladores de saúde da Europa devem reconhecer a eficácia e segurança da CoronaVac.
Portanto, em breve os vacinados com as duas doses da CoronaVac poderão ter o passaporte de vacina validado.
Mas, isso não acontece de forma automática, então é preciso aguardar as normativas que devem ser revistas sobre a entrada de vacinados.
A CoronaVac é amplamente utilizada no Brasil e não demonstrou qualquer problema com a sua utilização em vários países.
No entanto, a CoronaVac aprovada é um alívio para os brasileiros vacinados. Aproveite a visita e confira como estão as restrições de viagens para Europa.
