Depois que os ingleses invadiram Portugal por duas semanas, o Reino Unido anunciou que o país não é mais seguro para viagens.
Portugal passa para a lista amarela a partir de terça-feira (8), onde não são recomendadas viagens não essenciais.
Governo britânico tomou a decisão pautado pelo surgimento de uma mutação da variante delta (com origem na Índia) e que dobrou o número de infecções em Portugal.
Pensando na questão ética, a decisão do Reino Unido é desleal com os portugueses. O país abriu suas fronteiras indiscriminadamente para os ingleses festejarem.
Entenda como está sendo a experiência portuguesa das últimas semanas como os ingleses e a questão das variantes.
Os ingleses invadiram Portugal

Os portugueses invadiram regiões de Portugal desde a reabertura das fronteiras para viagens vindos do Reino Unido, em meados de maio.
Os viajantes lotaram as praias, reservas de hotéis e se aglomeraram na decisão da Liga dos Campeões da UEFA para acompanhar a vitória do Chelsea.
Assim, milhares de ingleses invadiram as ruas do Porto e comemoram sem máscara ou qualquer tipo de distanciamento social o jogo que estava sendo em território seguro.
Podemos dizer que os ingleses fizeram a festa, aproveitaram as poucas restrições e não mediram esforços para garantir à diversão fora de casa.
A variante e a discussão da abertura para o Reino Unido

A União Europeia não inseriu o Reino Unido na lista de países seguros para viagens, justamente pelo domínio da propagação da variante delta, a conhecida cepa indiana.
No entanto, Portugal não acolheu a decisão do bloco e decidiu fazer a abertura para os turistas ingleses à revelia das indicações.
Um surto de Covid-19 com a variante delta foi registrado na cidade de Odemira, na região do Alentejo, muito visitada pelos ingleses.
As suspeitas são de que a circulação dos turistas pode ter causado a propagação da cepa mais infecciosa e grave pelo país.
No entanto, após a confirmação do surto, o Reino Unido informa a decisão de romper com as viagens para o país, dando um duro golpe no turismo português.
Golpe para o turismo português

Os turistas ingleses são os potenciais turistas mais aguardados para o verão em Portugal. Eles lotaram as reservas do setor hoteleiro, o que seria um alívio econômico.
No entanto, com a decisão dos governantes britânicos de proibirem viagens não essenciais ao país, o rombo será gigantesco.
Assim, operadoras de viagens e companhias aéreas repudiaram a decisão e temem que isso possa afetar significativamente a economia portuguesa.
Portanto, o retorno de Portugal à lista amarela de viagens do Reino Unido leva os viajantes a precisarem de quarentena ao retornar no país.
Mas, é preciso esperar pelo controle da doença em Portugal para entender os próximos passos dos ingleses em relação ao turismo.
Que tal, os ingleses invadiram Portugal e agora o turismo fecha por aumento de infecções. Confira como foi a chegada dos turistas vindos no Reino Unido.
