fbpx
Ir para o conteúdo Pule para a barra lateral Pular para o rodapé

Governo alemão estendeu o lockdown até o final de março

Nesta quarta-feira (03), as autoridades decidiram que a Alemanha estendeu o lockdown até 28 de março.

Assim, a decisão está pautada no receio da chanceler alemã, Angela Merkel, e dos 16 primeiros-ministros dos estados no aumento de casos de coronavírus no país.

Ainda assim, os governantes estão discutindo um novo plano de flexibilização das medidas restritivas pautadas na redução dos números ao longo das próximas semanas.

A pressão para o fim do lockdown

Em meio a um ano eleitoral atípico no país, algumas autoridades e a população estão pressionando a chanceler alemã para o fim do lockdown.

Isso porque, as medidas restritivas rígidas estão em vigo há quatro meses e, com isso, a economia do país está praticamente parada.

No entanto, uma possível flexibilização durante as próximas três semanas devem estar condicionadas com uma redução da taxa de incidência da doença a cada sete dias.

As métricas de controle

A taxa de incidência mede a quantidade de infectados em relação a cada 100.000 habitantes.

Portanto, as regras são aplicadas levando em consideração que as regiões devem estar com a taxa abaixo de 100, no período de uma semana.

Assim, caso essa taxa seja baixa no período, os estados podem avaliar unilateralmente a abertura de alguns comércios, mas com restrições de circulação e horários.

Por exemplo, alguns museus e zoológicos de cidades com taxa de incidência menor de 100 poderão abrir para receber visitantes, mas somente com hora marcada.

A questão da testagem da população

Esse é outro ponto que está sendo intensamente debatido pelos governantes do país. As autoridades querem disponibilizar testes rápido do coronavírus para a população.

Além disso, existe um plano para impulsionar a vacinação no país. Até agora, somente 5% da população total da Alemanha recebeu a primeira dose da vacina.

Assim, esse tem sido um tópico amplamente debatido na União Europeia como um todo, já que existe uma lentidão quanto a aplicação do imunizante na maioria da população.

Estendeu o lockdown para testar a população

Essa é a meta dos governantes na Alemanha. Existe um projeto sendo discutido, que pretende viabilizar pelo menos um teste por semana gratuito para cada pessoa.

Assim, os testes devem ser oferecidos para cidadãos assintomáticos, que devem ocorrem em locais de trabalho, escolas e em outros locais.

No entanto, essa proposta só deve entrar em vigor a partir de abril do início de abril, quando outra decisão deve ser tomada.

Isso porque, para garantir a rápida vacinação, as autoridades alemãs estão considerando que os consultórios médicos passem a oferecer a vacina.

A vacinação é pauta de ordem na Alemanha

No início da reunião entre a chanceler e os primeiros-ministros na Alemanha, os políticos entraram em negociação para garantir a rapidez na vacinação.

Assim, o pedido é que os consultórios médicos passem a vacinar as pessoas, fazendo com que a maioria da população seja imunizada de forma mais ágil.

Com isso, os políticos defendem que as restrições podem ser reduzidas mais rapidamente, justamente porque os riscos passam a ser menores.

Além disso, além do número de contágios reduzirem, é possível que as internações por complicações da doença também sejam cada vez menores com a população imunizada.

Então, a Alemanha estendeu o lockdown e agora estuda medidas para reabrir o país. Quer saber mais sobre as perspectivas da pandemia na Europa? Confira aqui!

Deixe um comentário

Europa Hoje © 2025. Todos os direitos reservados.