A Alemanha prolonga lockdown e decidiu nesta quarta-feira (10) que o confinamento da população deve ocorrer pelo menos até 7 de março.
A decisão foi tomada em uma reunião entre a chanceler Angela Merkel e os governadores dos estados, para evitar a propagação da nova variante do coronavírus.
As restrições de circulação na Alemanha começaram ainda em dezembro e, desde então, esse é o terceiro prolongamento consecutivo.
Mas afinal, por que o lockdown continua? Como fica a situação das empresas alemãs? Confira tudo que acontece com o prolongamento!
Comércio praticamente fechado
Bares, restaurantes, academias, hotéis, ou seja, todos os comércios classificados como não essenciais permanecem fechados até a próxima reunião.
No entanto, os salões de beleza começam a sair da lista de restrição e partir do dia 01 de março já podem voltar a funcionar, mas seguindo as regras de distanciamento social.
As aulas em escolas, creches e universidades permanecem suspensas até a decisão local, por parte dos governadores.
Na capital Berlim, o governador prevê o retorno das atividades letivas em 22 de fevereiro, mas ainda sob análise das condições de funcionamento.

A flexibilização do lockdown
Os governadores decidiram em conjunto com a presidente Merkel que a flexibilização dos comércios não essenciais e culturais deve acontecer nas próximas semanas.
Porém, isso somente deve acontecer com a redução do número de infecções por 100 mil habitantes para menos de 35 em sete dias.
Isso porque, com esse patamar a cadeia de infecção pode ser rastreada e as autoridades podem controlar possíveis surtos em regiões isoladas.
As restrições continuam
Desde dezembro o lockdown restrito foi imposto, quando os números de infecção e morte pela Covid-19 ficaram descontrolados.
Com mais de mil mortes registradas diariamente, somente as medidas restritivas rígidas foram capazes de reduzir os números.
Mas, mesmo assim, essa redução levou quase dois meses para chegar no patamar que está hoje. Por isso existe o medo de um novo descontrole da doença.
Alemanha prolonga lockdown com vacinação
Até o momento, os resultados comprovam que o lockdown tem sido bastante eficaz para o controle da doença.
Durante o período restritivo, a vacinação começou e segue de forma ordenada. Até o momento mais de 2,3 milhões de habitantes já receberam a primeira dose do imunizante.
A Alemanha tem pouco mais de 83 milhões de habitantes. A maioria ainda aguarda a vacinação e por isso as autoridades estão focadas em reduzir o contágio.
O uso de máscaras

O uso de máscaras N95 ou FFP2, que elevam a proteção do usuário permanece obrigatório em todo território alemão.
Segundo os especialistas, esse tipo de equipamento é o mais adequado para evitar o contágio entre as pessoas.
Com isso, a regra de não entrar em comércios e transportes públicos sem a máscara continua valendo.
As viagens e visitas entre moradores de casas diferentes permanece restrita a uma pessoa, continuando a restrição máxima de contato social.
Para os viajantes, as fronteiras permanecem fechadas e não existe nenhuma previsão para reabertura nas próximas semanas.
Então, agora que a Alemanha prolonga lockdown, descubra como fica a situação dos imigrantes ilegais no Reino Unido.
