fbpx
Ir para o conteúdo Pule para a barra lateral Pular para o rodapé

Aprenda a fazer o delicioso Crème Brulée

Uma das mais icônicas sobremesas francesas é o Crème Brulée, que na tradução, nada mais é do que um creme queimado.

Esse doce é muito conhecido mundo afora e já foi premiado em vários restaurantes renomados, dentro e fora da França.

No entanto, o segredo do famoso Crème Brulée não está em ingredientes sofisticados, mas sim nas técnicas de cocção que o tornam único.

Quer saber mais sobre a história do Crème Brulée e aprender a receita originalmente francesa para reproduzir aí na sua cozinha?

Então vamos lá!

A história do Crème Brulée

Um dos doces mais famosos da França tem a sua origem discutida há séculos! Ingleses e catalães disputam pela titularidade da primeira receita do Crème Brulée.

No entanto, os livros de 1691 trazem a primeira referência histórica de um creme feito a base de ovos e leite.

Já na Grã-Bretanha de 1879 existe uma referência de uma sobremesa chamada de Cambridge burnt cream, que se assemelha aos ingredientes do tradicional creme francês.

Não muito distante, na região da Catalunha, próximo da fronteira com a França, existe uma sobremesa batizada de crema catalana, que segue os ingredientes do Crème Brulée, mas com uma pitada de limão ou laranja e canela.

A disputa acirrada

Apesar das receitas terem similaridades, elas também são bastante diferenciadas, não só no modo de fazer, mas nos ingredientes que podem trazer novos sabores.

Assim, o Crème Brulée tradicional é saborizado com a baunilha, mas nada impede que essa essência seja substituída, criando variedades da mesma sobremesa.

Então, o que vale a pena nessa disputa toda é que cada vez mais doces ainda mais saborizados são encontrados e os degustadores que se favorecem da competição.

A receita tradicional

Mãos na massa! Vamos começar a fazer a receita que vai render aproximadamente 6 porções individuais.

Ingredientes:

250ml de leite integral

250g de creme de leite fresco

150g de gemas de ovos

65g de açúcar

Açúcar cristal

1 fava de baunilha

Modo de preparo

Em uma panela, misture o leite, o creme de leite e 1/3 do açúcar (cerca de 22g). Depois, use uma faca para abrir a fava de baunilha. Retire as sementes que estão dentro e adicione a mistura com o leite.

Leve ao fogo até que ferva.

Durante o tempo de fervura, num recipiente, separe as gemas e as claras. Para fazer essa receita você precisará de 150 gramas de gema (mais ou menos 7 a 8 gemas).

Bata as gemas usando um fouet e após adicione o restante do açúcar, misturando bem.

Após o leite ferver, faça a temperagem dos ovos. Coloque algumas conchas do leite sobre os ovos bem devagar e vá batendo rapidamente para reduzir a temperatura. Essa parte é muito importante para evitar que os ovos cozinhem.

Depois de fazer essa temperagem com os ovos, volte para o fogo baixo e continuem batendo sem parar para evitar que as gemas cozinhem. Continue mexendo sem parar até engrossar a mistura e obter uma consistência de caldo mais ralo.

Assim, quando pegar essa consistência, desligue o fogo e passe em uma peneira fina para coar possíveis pedacinhos.

Ainda quente, coloque nos potinhos cobrindo quase até a borda. Depois, coloque os potinhos em uma assadeira com água.

A água precisa cobrir quase a metade dos potinhos para que eles cozinhem bem em banho-maria.

Hora de assar

Então, o forno deve estar em baixa temperatura, na casa do 150°C. Os cremes irão assar por cerca de uma hora.

O aspecto do Crème Brulée cozido é firme, porém é mais mole que um pudim. Retire os potinhos do forno e deixe-os esfriar completamente para colocá-los na geladeira. Eles precisam ficar bem gelados!

Na hora de servir é que você fará o passo final. Polvilhe um pouco de açúcar cristal sobre os potinhos e queime com um maçarico ou no modo grill do forno.

Portanto, a casquinha de açúcar deve ficar crocante para que ele fique na consistência francesa da sobremesa!

Que tal, gostou da receita de Crème Brulée? Ela é fácil não é mesmo? Então, aproveite então a visita e confira mais notícias e receitas no nosso Instagram!

Deixe um comentário

Europa Hoje © 2025. Todos os direitos reservados.