Duas novas avalanches nos alpes franceses fizeram mais sete mortes no último final de semana, na região de Savoie, subindo para 12 o número de mortes.
Além disso, as equipes de resgate conseguiram salvar uma pessoa do grupo, que foi hospitalizada, mas passa bem.
Assim, desde o início da temporada de esportes da neve de 2020-21, foram pelos menos 38 mortes registradas nas caminhadas na neve.
Isso representa um número significativo de mortes nesta temporada, justamente pelo fechamento dos teleféricos, devido a Covid-19.
Avalanches nos alpes franceses

Na semana passada, início do mês de maio, cinco pessoas haviam morrido em duas avalanches nos alpes.
No entanto, no último sábado (08), um grupo de esquiadores que seguia para o topo da montanha em Savoie foi atingido por um deslizamento de neve.
Isso porque, as autoridades do país já vinham alertando para os riscos de avalanches pelo rápido aumento das temperaturas na região.
Assim, a instabilidade causada pelo aumento na quantidade de neve foi o motivador de mais uma tragédia nos alpes.
A primeira avalanche

O primeiro acidente aconteceu por volta do meio-dia, quando um grupo de cinco pessoas subia a montanha de Cold du Galibier, na cidade de Valloire.
Com isso, a neve atingiu as pessoas que caminhavam e quatro delas, com idades entre 42 e 76 anos, morrem na hora.
Uma pessoa sobreviveu e foi socorrida pelos bombeiros franceses, que precisam fazer o resgate com o auxílio de dois helicópteros e cães farejadores.
O segundo acidente nos alpes franceses
No domingo (09), três pessoas que caminhavam pelo Monte Pourri, na região de Bourg-Saint-Maurice foram atingidas por um deslizamento de neve.
As vítimas estavam a cerca de 3.800 metros de altura, quase no topo da montanha, quando foram atingidas pela avalanche.
No entanto, neste acidente, mesmo com a chegada rápida do socorro, as pessoas morreram na hora, devido a quantidade de neve que desceu do alto da montanha.
Risco alto de avalanches nos alpes franceses

As autoridades da região dos alpes franceses alertam para o alto risco de novas avalanches e pedem para que os esportistas tenham muito cuidado.
Isso porque, as avalanches podem ocorrer de forma natural, pelo acúmulo de neve que está entre 50 e 70 centímetros nas últimas semanas.
No entanto, como visto no acidente da semana passada, a passagem de um esquiador também pode desencadear uma avalanche, colocando a vida de todos em risco.
Portanto, para os esquiadores que pretendem se arriscar nos alpes franceses, as autoridades pedem cautela e evitar lugares com muitos praticantes.
Então, com as avalanches nos alpes franceses, o mais importante é evitar a prática de esportes nesta época do ano para evitar os acidentes.
