Os avanços de Portugal no combate ao coronavírus se tornaram um exemplo para outros países na Europa.
Isso porque, depois de um período conturbado e uma crise entre janeiro e fevereiro, que levaram a um elevado número de infecções e mortes, está sob controle.
Além disso, a vacinação segue acelerada e 29% dos portugueses já receberam pelo menos uma dose do imunizante.
No entanto, está é apenas a segunda fase do plano de vacinação, que deve se intensificar até o verão, para alcançar os 70% da população.
Mas afinal, por que os avanços de Portugal se tornaram um exemplo para outros países da Europa? Entenda!
Os avanços em Portugal

Portugal fechou as suas fronteiras e manteve um toque de recolher da população para não circular entre as cidades.
Assim, mantendo a maioria da população em casa, vacinação e controlando as medidas sanitárias, Portugal registra um número muito abaixo de mortes de infecções.
Atualmente, são menos de 300 novos casos por dia e o número de mortes está próximo de zero na maior parte dos últimos sete dias.
Além disso, as fronteiras estão sendo reabertas de forma gradativa, evitando a circulação de estrangeiros no país.
As restrições de viagem e circulação

As restrições em Portugal foram muito eficientes nos últimos meses, evitando que novas variantes circulassem pelo país.
Assim, para brasileiros e indianos, por exemplo, não existe uma previsão de abertura de fronteiras, já que são os países com a situação mais grave.
Além disso, apesar de permitir novamente a entrada de visitantes do Reino Unido, estão sendo necessários testes para garantir que não estão infectados.
Isso porque, foi identificada a nova variante indiana em solo inglês, o que pode ser um problema se ela se espalhar pela Europa.
As viagens são controladas com os avanços em Portugal

Viajantes que estão na Europa e em países com baixa incidência de infecção como Espanha e Alemanha, por exemplo, podem viajar a Portugal.
No entanto, o controle de viagens está sendo mais rígido e as autoridades pedem que o deslocamento ocorra somente em casos essenciais.
Além disso, para entrar em Portugal é preciso apresentar um teste negativo de PCR com no máximo 72 horas, o que tem sido eficaz no combate ao coronavírus.
Portanto, até que os números baixem ainda mais e se tenha maior segurança, o turismo não está sendo uma prioridade em solo português.
Se, por um lado, isso não é tão bom para a economia. Por outro, na questão da saúde, as ações estão sendo muito eficientes.
Por isso, as autoridades de saúde pretendem seguir com as restrições até próximo ao verão, para garantir a menor incidência de vírus dentro das suas fronteiras.
Além disso, acelerar a vacinação é prioridade para evitar que uma nova onda de contágios possa surgir novamente.
Então, mesmo com os avanços em Portugal, as viagens para lá estão restritas. Aproveite a visita e descubra como está o plano de desconfinamento na França.
