fbpx
Ir para o conteúdo Pule para a barra lateral Pular para o rodapé

Brexit: o que mudou com saída do Reino Unido da UE

A partir de 01 de janeiro começaram a valer as novas regras de convivência do Brexit após a saída do Reino Unido da União Europeia.

Foram 12 meses de transição, em que somente nos últimos dias os britânicos firmaram um acordo de parceria e comércio entre o país e os integrantes do bloco europeu.

As regras após o Brexit estão sendo chamadas de duras, já que estabelecem um novo convívio entre os cidadãos europeus e britânicos.

Quer saber o que mudou depois da transição do Brexit? Confira como fica a situação do Reino Unido após a saída da União Europeia.

Limitação da estadia com o Brexit

Se ao longo das últimas décadas havia o trânsito livre entre o Reino Unido e os países europeus, agora as coisas mudaram.

Para entrar ou sair do Reino Unido rumo aos países europeus, será necessário visto para longos períodos e até mesmo trabalho.

No entanto, a regra dos 90 dias em território europeu vale para os britânicos e vice versa. Porém, quando a possibilidade de dirigir usar a mesma carteira de motorista.

Portanto, a partir de agora, os britânicos e europeus devem retornar ao seu país e aguardar 180 dias para uma nova entrada sem visto de permanência.

Porém, como toda regra, existe uma exceção para o período de permanência na UE..

Em viagens para Bulgária, Chipre, Croácia e Romênia, os britânicos podem ficar nesses países por até 90 dias, mas sem contar do prazo de estadia.

No entanto, os europeus podem permanecer no Reino Unido por até 6 meses, sem precisar de visto.

As regras do visto

Para que os britânicos possam entrar na União Europeia será necessário solicitar uma autorização de viagem no sistema Etias, que é o Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem.

A solicitação e autorização devem ser realizados eletronicamente para os viajantes que não precisam de visto para o deslocamento.

Porém, para embarcar, os britânicos precisam estar com o passaporte com até 6 meses de prazo de validade e que a data de emissão seja de até 10 anos.

Com isso, é importante lembrar que a partir de agora será preciso declarar as informações para as autoridades da União Europeia.

Portanto, é preciso dizer o motivo da viagem e mostrar a confirmação das passagens de volta para o Reino Unido.

Mudança no controle imigração

Entre as mudanças, a fiscalização do controle migratório também está inclusa nelas.

A partir de agora os britânicos não podem usar a fila rápida reservada para os cidadãos europeus.

Portanto, é importante considerar o tempo e a fila que você poderá enfrentar nas fronteiras e no controle imigratório dos aeroportos europeus.

No entanto, algumas exceções se aplicam se o motivo da viagem de um britânico a um país integrante da União Europeia for para tratamento médico na rede particular.

Nesse caso, o tempo de permanência pode ser prorrogado, dependendo da análise da situação.

Assim também acontece com os estudantes, que ao comprovarem o vínculo estudantil, podem estender o período de permanece para até 12 meses.

Assistência médica no Brexit

Por enquanto, a assistência médica emergencial durante o período de viagens turísticas tanto para britânicos quanto para europeus permanece garantida.

O cartão de saúde comum que já existe permanece válido, para facilitar o acesso a saúde durante as viagens.

Porém, o governo britânico pretende fazer a troca do cartão nos próximos anos, mas ainda sem uma data definitiva.

Contudo, as autoridades britânicas orientam os seus cidadãos a comprar um seguro de viagem para o período de estadia em solo europeu, para evitar dores de cabeça.

Assim, na hora de fazer uma viagem para o Reino Unido, principalmente partindo da Europa, é importante tomar cuidado com as novas regras impostas pela saída do bloco.

Ainda não se sabe qual o futuro dessa ruptura chamada Brexit, mas esperasse que nos próximos anos novas parcerias possam ser fechadas.

Os países buscam criar novas regras para que os cidadãos tenham maiores possibilidades de trabalho e trânsito.

Que tal, entendeu como funcionou o Brexit a saída do Reino Unido da UE? Agora aproveite a visita em nosso blog e nos siga no Instagram para saber mais sobre a Europa!

Deixe um comentário

Europa Hoje © 2025. Todos os direitos reservados.