Os Calanques de Marselha podem ser considerado o oposto daquilo que você busca ao visitar a França.
Isso porque, por lá não existe aquela agitação típica de Paris, nem a vitalidade sonora e musical de outras cidades francesas.
Nos Calanques você vai encontrar a paz e a calmaria que são contempladas por belíssimas paisagens e meio a natureza mais pura.
Mas calma, você não está longe do agito! A região do Maciço das Calanques está localizada nas proximidades da segunda maior cidade da França, Marselha.
Está curioso para saber o que são os Calanques e como chegar nesse paraíso natural? Então confira este post recheado de informações que preparamos para você!
O que são os Calanques de Marselha
A região do Maciço das Calanques, conhecido como os Calanques é uma ilha em meio a costa do Mediterrâneo, que fica cerca de 20 quilômetros distante de Marselha.
Calanques são rochas de calcário incrustrada na ilha, parecidas com os fiordes noruegueses. Mas a natureza deu alguns detalhes para esses paredões.
Assim, os Calanques são partes escavadas formando despenhadeiros nas estruturas rochosas do calcário que caem sobre o mar turquesa do Mediterrâneo.

O Parque Nacional de proteção dos Calanques
O Parque Nacional dos Calanques foi fundado em 18 de agosto de 2012. Desde então, sua visitação passou a ser aberta ao público em 1979.
O parque dos Calanques é totalmente primitivo, uma obra prima da natureza. Perto da cidade de Marselha, mas distante o suficiente do ritmo acelerado de uma grande cidade.
Ao chegar dos Calanques você poderá perceber que a infraestrutura no local é somente o suficiente para atender os visitantes, sem interferir nas belezas naturais.
O ambiente é perfeito para a vida silvestre que você vai encontrar nos Calanques. São diversos animais que vivem livremente.
São pinheiros que se moldaram os declives das rochas de calcário que promovem a sombra necessária para o banho de sol aos pés do Mar Mediterrâneo.
Mas, o mais belo dos pinheiros é que eles foram moldados pelos ventos da região, parecem ser esculpidos em ângulos improváveis criados pela força da natureza.
Um paraíso de espécies raras
Nos Calanques você encontrará terras férteis, que permitem a expansão da flora e fauna, abrigando espécies raras, como a Ophrys Massiliensis, um tipo de orquídea que só existe por lá.
Mas não é só isso, um dos passeios nos Calanques é a visita aos ninhos da águia bonelli, do falcão peregrino e das corujas com chifres, elas são gingantes.
O som das aves ecoa pelos altos despenhadeiros no final do dia. Esse é o som do pôr do som nas tardes de inverno.
É na região dos Calanques que você encontrará o maior lagarto francês, o Lézard Ocellé. Esse animal raro se esconde entre as fendas das rochas calcárias.
Ainda sobre animais silvestres que estão em extinção, é possível encontrar raposas e javalis caminhando livremente em meio aos arbustos.
São mais de 140 espécies de plantas e animais que estão ameaçados em extinção circulando na ilha. Nas águas do mediterrâneo, ao redor dos Calanques existem 60 espécies marinhas vivendo.
Como chegar nos Calanques de Marselha?

Anualmente mais de um milhão de visitantes desembarcam nos Calanques de Marselha. Para chegar até lá, é preciso pegar um dos barcos que fazem a linha a partir do porto de Marselha.
Os surfistas e alpinas visitam a região que é um paraíso natural para que gosta de escalar as rochas e para aqueles que querem aproveitar a praia.
Para os mais apaixonados por adrenalina, é possível alugar um caique e ir remando até a ilha. Mas claro, esse é um desafio interessante no mar.
Chegar nos Calanques é muito fácil, os barcos partem a cada hora e tem a mesma recorrência para o retorno da ilha ao longo do dia.
Que tal, gostou de conhecer os Calanques de Marselha? Então agora é a hora de conhecer um pouco mais sobre as dicas de Paris, já que uma viagem para a França já deve estar na sua lista!

1 Comentário