Nesta quinta-feira (03), a União Europeia divulgou os planos de implantar uma carteira de identidade digital válida para os 27 estados-membros.
Assim, a proposta da Comissão Europeia levar os mais de 450 milhões de habitantes do bloco a cadastrar voluntariamente para receber o novo documento.
Com isso, a carteira permitirá que as pessoas tenham acesso à uma série de serviços dentro do bloco, como se estivesse em território nacional.
A criação da carteira de identidade digital

A pandemia acelerou a criação da carteira, justamente pela necessidade de apresentar a comprovação da vacina e teste de Covid-19 nas fronteiras.
Assim, ainda em maio as autoridades dos países que compõem o bloco assinaram um acordo para a criação de um certificado de viagem verde.
Esse seria o nome oficial para o passaporte de vacina, que se popularizou com reabertura das fronteiras para o verão europeu.
Como existe uma emergência para criar esse documento digital, o processo de criação da carteira digital foi acelerado para atender a este propósito.
As facilidades de uma carteira de identidade digital

Os dirigentes da comissão europeia disseram no anúncio de hoje que a carteira digital deve facilitar a vida de cidadãos e moradores do continente.
Isso porque, a tecnologia investida pelo bloco permite que o documento traga todas as informações das pessoas.
Assim, documentos poderão ser assinados e receberiam a chancela para serem reconhecidos em todos os estados-membros, com a mesma validade interna do país emissor.
Além disso, as empresas de tecnologia devem aceitar a documentação como oficial, como um meio de controle das autoridades europeia.
Com isso, um sistema para evitar o compartilhamento e uso indevido dos dados também está por trás dessa nova carteira.
Quando o projeto entra em prática?

A carteira digital ainda é uma promessa, portanto os países precisam entrar em acordo sobre como será o funcionamento do documento.
Por isso, a UE espera debater nos próximos meses para iniciar um projeto piloto até o outono europeu, onde serão testados o funcionamento e as fragilidades.
Por isso, a carteira de identidade digital está quase pronta, mas ainda não tem data para começar a funcionar na Europa.
No entanto, o projeto promete trazer muitos benefícios para a sociedade e os seus usuários, inclusive em países que haviam adotado documentos digitais.
Que tal, gostou da ideia de uma carteira de identidade digital na Europa? Aproveite e confira como está o processo para a criação do passaporte da vacina.
