fbpx
Ir para o conteúdo Pule para a barra lateral Pular para o rodapé

Casos de Covid-19 voltam a crescer exponencialmente na Alemanha

Após uma semana de flexibilização de algumas das restrições, os casos de Covid-19 voltam a crescer exponencialmente na Alemanha.

Isso porque, em sete dias os casos cresceram cerca de 20% desde que as medidas restritivas começaram a ser diminuída.

Por isso, os médicos alemães pedem às autoridades do país o retorno imediato do bloqueio e distanciamento social para evitar a chegada da terceira onda do coronavírus.

Casos de covid-19 voltam a crescer e o medo também

Segundo os especialistas, o afrouxamento das medidas restritivas parcial foi inútil para a população, porém gerou um crescimento exponencial do contágio.

Além disso, a variante do vírus britânico B117 começou a rodar o país e, com a sua característica principal, ser mais contagiosa e agressiva, o reflexo pode ser visto nos números.

Por isso, os médicos pedem que o mais breve possível os bloqueios totais retornem para evitar o ressurgimento dos picos de contágio.

Vacina AstraZeneca suspensa na Alemanha

Os relatos de problemas de coagulação sanguínea em pessoas após a vacinação fizeram com que a Alemanha suspendesse o uso do imunizante no país.

Por isso, o desafio das autoridades alemãs é ainda maior, já que o ritmo de vacinação é considerado lento no país e sem imunizantes a situação pode agravar.

Vários países na Europa suspenderam o uso da AstraZeneca e Alemanha, Itália e França foram os últimos a acatar esse posicionamento.

O programa de desconfinamento

As lojas começaram a reabrir com um número limitado de clientes, dada a incidência de casos na região, que não poderiam ultrapassar a marca de 50 para sem 100.000 habitantes.

No entanto, com a abertura em algumas cidades e restrições em outras, a circulação de pessoas aumentou em regiões com menos incidência de contágio, causando aumentos consideráveis.

Além disso, as famílias passaram a poder se encontrar, com um número máximo de até 5 pessoas, elevando o contato social.

Com as medidas mais relaxadas, o governo alemão garante pelo menos um teste rápido de coronavírus para cada cidadão, por semana.

A terceira onda em países vizinhos

A terceira onda do coronavírus já é uma realidade nos países vizinhos a Alemanha. Nesta segunda-feira (15), a Itália decretou o retorno do lockdown para conter o avanço do contágio.

Ao mesmo tempo, a França informou as autoridades que a nova variante britânica está se espalhando pelo país e causando problemas ao sistema de saúde francês.

Nos próximos dias, as autoridades francesas devem impor novas medidas de contenção do coronavírus, para evitar novos picos de infecção.

Portugal retrocede na vacinação

A suspensão de uso da vacina AstraZeneca causa problemas no calendário de vacinação português. Assim, haverá um atraso de pelo menos duas semanas no calendário.

Com isso, os professores serão os afetados pela suspensão da vacina e devem ser imunizados somente no final de abril, o que pode ser um problema com a flexibilização das restrições.

No entanto, mesmo com as alterações de calendário, as autoridades portuguesas pedem à população maior tranquilidade para seguir as regras e ajudar a reduzir os contágios.

Assim, os países europeus estão preocupados com a retomada do aumento de casos e, principalmente, com a necessidade de aumentar a velocidade de vacinação.

Então, é fato que os casos de Covid-19 voltam a crescer e é preciso agir. Quer saber como ficar informado sobre a situação do coronavírus na Europa? Confira o Reopen-EU.

Deixe um comentário

Europa Hoje © 2025. Todos os direitos reservados.