Com um estilo cultural tão diferente, algumas curiosidades da Espanha tornam o país único e um destino imperdível para quem está na Europa.
Em tamanho de território, o país é o segundo maior do continente, ficando atrás somente da vizinha França.
A cultura da Espanha é muito tradicional e tem características tão marcantes que tornam esse lugar tão especial.
Quer saber algumas curiosidades que você nem imaginava sobre a Espanha? Então confira este post que preparamos para você!
1. A famosa guerra do tomate, La Tomatina
A La Tomatina é uma festa tradicional na Espanha que muita gente não entende! Mais de 30 toneladas de tomate são usadas como combustível da maior guerra de comida do mundo.
Segundo a história, a La Tomatina começou em 1945, durante uma briga no carnaval. Dois homens teriam pegado os tomates de uma barraca para se agredirem.
Isso aconteceu na cidade de Buñol, cerca de 30 quilômetros de Valência e, desde então, a guerra acontece todos os anos.
Mas, o que torna a tradição ainda mais diferente é que a La Tomatina não acontece em fevereiro, e sim, na última quarta-feira do mês de agosto.
Portanto, para começar a festa é preciso aguarda o sinal com foguetes. Após isso, é jogar tomates um no outro e encontrar as ruas inundadas pela polpa.

2. Espanhol, Castellano e mais 15 línguas
A língua oficial do país é o castellano. Mas, na prática, não existe diferença para o espanhol. Você vai encontrar a mesma escrita para as duas línguas.
No entanto, na forma falada o castellano se diferencia um pouco e mostra a diferença de regiões do país.
Mas não se assuste, não é só espanhol e castellano que você vai encontrar nas suas andanças pela Espanha.
Você vai encontrar ao todo 16 línguas faladas na Península Ibérica e nas outras 11 ilhas que pertencem ao território espanhol.
Os espanhóis, oficialmente, falam o galego, catalão, valenciano, basco e o baleares. Já imagino aprender todas elas? Apesar de alguma similaridade, elas têm várias diferenças.
3. Paraíso do nudismo
Na Espanha, não existem leis que proíbam ou que gere alguma punição para o nudismo em público. Portanto, não estranhe se você encontrar um espanhol peladão pela rua.
Então, o país tem várias praias dedicadas ao nudismo, principalmente na região da Catalunha, em Sitges. Você vai encontrar as mais badaladas Mar Bella, Playa de las Balmain e Playa Muerto.
Portanto, se você não é adepto ao nudismo, você não poderá entrar nessas praias. Lá, todo mundo fica pelado e isso não é pecado!
Mas, apesar da cultura do nudismo e de não ser crime andar pelado, os espanhóis consideram inapropriado quando isso acontece no meio da rua.

4. O Flamenco é a dança folclórica popular
A dança flamenca surgiu na região da Andaluzia no século XVIII e se tornou um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2010.
Com isso, o flamenco é uma das danças mais tradicionais do país. O estilo é bastante peculiar, que mistura os vocais e a dança, tornando os passos tão expressivos.
Os trajes utilizados pelos dançarinos do estilo flamenco são os vestidos longos e muito elegantes.
Você poderá conhecer um pouco da dança flamenca em bares, festividades religiosas e festas privadas.

5. Curiosidades da Espanha: o maior produtor de azeite de oliva
Ao buscar por azeite de oliva, a história mostra que buscamos os portugueses, já que muitos imaginam que eles sejam os maiores produtores.
Mas, essa não é a verdade, a Espanha produz mais de 44% de todo azeite de oliva consumido no mundo inteiro.
Isso porque, a produz do azeite na Península Ibérica acontece desde 2.000 a.C., com a região da Andaluzia sendo o principal fornecedor da iguaria para o Império Romano.
Por ser exportado em grande quantidade para outros países, a Espanha chegou a perder o destaque.
As azeitonas de variedades como Picual, Hojiblanca e Arbequina, por exemplo, estão dando outros contornos para o azeite que é exportado para o mundo todo.

A Espanha é um país ímpar, com tantas qualidades e uma cultura única. Portanto, viver e passear pelas diversas regiões é uma experiência valiosa.
Que tal, gostou de conhecer as curiosidades da Espanha? Então aproveite a visita em nosso blog para nos seguir no Instagram e Facebook para ficar atualizado sobre a Europa.

4 Comentários