Em tempos de pandemia, viajar se tornou um desafio, já que a maioria das fronteiras estão fechadas e as restrições locais impedem o funcionamento de muitos comércios.
Isso porque, dentre as áreas que estão sofrendo as maiores limitações de funcionamento estão os hotéis e restaurantes.
Assim, fica quase impossível desembarcar em outras cidades ou países, principalmente na Europa, já que nada está funcionando há meses.
Então, como fica as viagens em tempos de pandemia e quais são os desafios para os turistas na Europa? Confira!
Em tempos de pandemia é seguro viajar de avião?

A pandemia do coronavírus trouxe um dos maiores rombos para as companhias aéreas da história recente.
Afinal, com o lockdown e fechamento de fronteiras em março e abril de 2020, os aviões ficaram por mais de 60 dias parados.
Assim, quase não eram realizados voos entre países e, principalmente, entre continentes. A medida foi necessária para conter o vírus.
Mas, mesmo depois de 1 ano, a situação não está muito diferente. Poucos voos são realizados e, para tornar a viagem mais seguras, existem regras.
Portanto, os passageiros precisam usar máscaras o voo inteiro, exceto na hora das refeições. Existe o distanciamento entre poltronas e é proibido conversar com outros passageiros.
Viajar de carro é mais seguro?

Como as viagens de avião exigem mais contato entre pessoas que não se conhecem, percorrer os trajetos de carro pode ser mesmo mais seguro.
Isso porque, nas viagens de carro o contato com outras pessoas é muito menor, assim a exposição ao vírus também.
Mas, vale a pena lembrar que, as viagens de carro devem ainda assim serem mais curtas, já que é preciso parar para abastecer, ir ao banheiro, pedágio, entre outros contatos.
Além disso, vale a recomendação de saúde, uso de máscara sempre que estiver fora do veículo e muito álcool em gel para manter o interior descontaminado.
Em tempos de pandemia, como fica a hospedagem?

Na maioria dos países europeus, os hotéis estão recebendo hóspedes somente que estão de passagem pelas cidades.
Isso porque, o turismo ainda não foi retomado, até mesmo em países que apresentam uma boa evolução da doença, como Portugal por exemplo.
Por isso, antes de começar uma viagem, seja ela a passeio ou trabalho, é importante conferir as regras da cidade, para conseguir uma hospedagem.
Portanto, as grandes redes hoteleiras estão conseguindo melhorar o atendimento, usando tecnologias de check-in e check-out para evitar contato.
E não é só isso, os restaurantes dos hotéis também estão fechados. Assim, o café da manhã, por exemplo, já não é mais por conta do hotel.
Para onde é seguro viajar?
A turismo, não existem regiões seguras que já estejam recebendo visitantes vindos de outros países, inclusive do Brasil.
Portanto, vale a pena planejar a viagem para o futuro, na expectativa que uma grande parcela da população mundial seja vacina.
Isso porque, somente desta maneira que será possível reduzir o contágio pelo coronavírus e evitar o caos na saúde que muitos países viveram ou estão vivendo.
Então, em tempos de pandemia, o mais indicado é ficar em casa. Mas se precisar viajar pela Europa, use o aplicativo Reopen-EU para obter informações atualizadas.
