Desde o anúncio da flexibilização das restrições do coronavírus na Europa, surgiu a dúvida se brasileiros podem entrar em Portugal e em outros países.
Por isso, vamos mostrar todas as resoluções atuais sobre a entrada de brasileiros e as condições para desembarcar não só em Portugal, mas em outros países da Europa. Confira!
Brasileiros podem entrar em Portugal?

Ao longo do último ano, as restrições de entrada de pessoas vindas do Brasil permanecem ativas devido as condições impostas pelo coronavírus.
Assim, os brasileiros podem entrar em Portugal neste período, mas somente quando são residentes no país ou na União Europeia.
Além disso, os voos comerciais partindo do Brasil estavam suspensos desde 27 de janeiro, onde aconteceu o pico de infecções em solo português.
No entanto, em 17 de abril os voos foram retomados, mas apenas para viagens essenciais, portanto, aquelas que não são para fins de turismo.
Quem pode entrar em Portugal hoje?
Os portugueses mantiveram as restrições rígidas para o controle de infecções por coronavírus ao longo dos últimos quatro meses.
Desde 14 de maio, a resolução entende que só é possível entrar no país com voos vindos do Brasil quando:
- for cidadão português ou de nacionalidade europeia, junto com membros da família;
- brasileiros que possuem título de residência em Portugal ou outro país europeu;
- passageiros que esteja realizando viagem essencial, com o respectivo visto para o deslocamento.
Assim, a resolução permanece vigente pelo menos até 30 de maio, quando serão observadas as condições do Brasil em relação ao coronavírus.
As condições para brasileiros podem entrar em Portugal

Além das regras de perfil de viajantes que podem entrar em Portugal vindos do Brasil, é preciso ainda seguir algumas condições.
Isso porque, além de apresentar condições médicas adequadas, para entrar no país é preciso apresentar documentos de comprovação de viagem.
Além disso, um teste PCR negativo realizado até 72 horas antes do embarque no Brasil, sendo que sem ele, não é possível passar pela imigração portuguesa.
E não é só isso, na chegada em solo português, os passageiros vindos do Brasil precisam ficar de quarentena de 14 dias.
Assim, é preciso apresentar o endereço e preencher o formulário de viagem para ser controlado o período de quarentena.
As regras de quarentena valem para todas as pessoas que desembarcam de voos vindos do Brasil ou que fizeram escala em solo brasileiro.
O que são viagens essenciais?

As viagens para Portugal são permitidas apenas na condição de essenciais, portanto, que não são para fins de turismo.
Portanto, alguns motivos são previstos como essenciais:
- para fins profissionais;
- estudantes;
- reunião familiar;
- motivos de saúde; e
- razões humanitárias.
Os brasileiros podem entrar na Europa?
Ainda não foi liberada a entrada de brasileiros nos países que compõem a União Europeia.
No entanto, é possível que nas próximas semanas seja aberta a exceção de viajante que já receberam as duas doses de imunização.
Mas, a maioria dos países ainda não aceita a entrada da brasileiros, somente por motivos essenciais e com o visto respectivo.
Somente a Eslovênia está abrindo as fronteiras para viajantes brasileiros que aceitem fazer quarentena de 10 dias e apresente o teste PCR negativo.
Portanto, brasileiros podem entrar em Portugal, mas somente seguinte as regulações. Quer saber como está a situação do coronavírus na França? Confira!
