A capital espanhola se tornou o paraíso dos turistas em meio a flexibilização das medidas restritivas impostas pelo coronavírus.
Isso porque, com a redução do número de casos da doença após a segunda onda e a proximidade com a primavera, as portas da cidade se abriram para o mundo.
Assim, Madrid figura entre os destinos mais procurados por turistas que estão em busca de um refúgio no confinamento de países como França e outros vizinhos na Europa.
Mas afinal, por que as pessoas estão em busca de uma vida normal em meio a pandemia? Aliás, por que os estabelecimentos comerciais estão promovendo essa reabertura?
Entenda!
O paraíso dos turistas a todo custo

Madrid se tornou um refúgio de cidadãos europeus que estão cansados das regras e restrições de circulação em seus países.
Assim, para fugir do controle rígido, mais de 2.500 turistas, somente da França, país que faz fronteira com a Espanha, desembarcam na capital todos os finais de semana.
Isso porque, as pessoas estão em busca de diversão, mesmo que as casas noturnas estejam com horários restritos até as 11 horas de noite, já é um alívio.
Além disso, bares e restaurantes seguem funcionando normalmente, com pessoas aproveitando a vida noite a fora.
A polícia está tendo trabalho me Madrid

Mesmo com a flexibilização do confinamento, as poucas restrições que ainda estão sendo impostas seguem sendo descumpridas.
A polícia de Madrid teve trabalho no último final de semana, foram denunciadas diversas irregularidades e 421 festas em apartamentos da capital foram fechadas.
Com isso, o que mais chamou a atenção das autoridades foi a criatividade dos infratores, que usaram joalherias, armazéns e garagens para concentrar pessoas.
Aliás, essa criatividade, que na verdade é uma forma prejudicial de manter atividades abertas em Madrid tem sido notória ao longo da pandemia.
Afinal, foram diversas infrações cometidas e muitos estabelecimentos comerciais multados em toda a capital por descumprimento das regras.
Madrid está na contramão da pandemia

Porém, o que está acontecendo atualmente na capital espanhola é um reflexo de como a cidade agiu durante este ano de pandemia.
Na contramão das demais cidades do país e do mundo, o setor turístico e de hotelaria teve um crescimento de 13% ao longo do ano.
Aliás, os governantes da cidade dizem que tentam equilibrar o problema que se abateu sobre o país durante a pandemia, do desemprego e economia desestabilizadas.
Mas, tudo isto tem um preço e, como não podia ser diferente, Madrid acaba pagando caro por manter o seu comércio aberto.
A capital espanhola lidera os números de infecções pela Covid-19 no país, tendo a maior taxa de incidência da doença.
No entanto, as autoridades de Madrid consideram estar no caminho certo, já que o PIB da região cresceu 4,4% no último trimestre de 2020, sendo o melhor do país.
Porém, qual o custo das decisões tomadas pelo governo? Se tornar um polo de transmissão da doença para manter o turismo e evitar os prejuízos na pandemia?
O que você acha de Madrid ter se tornado o paraíso dos turistas? Confira como está a situação e a preocupação de países como a Alemanha com a iminência da terceira onda do coronavírus.
