fbpx
Ir para o conteúdo Pule para a barra lateral Pular para o rodapé

5 melhores cidades para viver na Europa

Para quem está buscando uma opção para viver na Europa, a Comissão Europeia divulgou o resultado de uma pesquisa sobre as melhores cidades.

Com isso, foram levados em consideração o sistema de saúde, educação e a cultura das regiões para definir um ranking pensando na qualidade de vida dos moradores.

Portanto, depois de pesquisar os dados de 83 cidades do continente, separamos aqui os 5 melhores lugares para quem quer ter uma vida mais feliz na Europa.

Acompanhe!

A qualidade de vida para viver na Europa

Esse é o ponto de interesses da pesquisa “Report oh the Quality of Life”. Mas para chegar na equação ideal, foram analisados centenas de pontos no relatório.

Com isso, alguns dos principais fatores que levaram a decisão das melhores cidades para viver na Europa foram:

  • nível de satisfação com a cidade;
  • segurança e inclusão;
  • trabalho, casa e remuneração;
  • mobilidade na cidade;
  • cultura, esporte e lazer ao ar livre;
  • suporte de saúde;
  • administração pública;
  • rotina administrativa da cidade.

Então, a pesquisa revelou que as capitais nem sempre são os melhores lugares para se viver, justamente pela prestação de serviço falho e pela escassez de moradia.

Assim, as cidades que se mostraram melhor no ranking são aquelas que permitem que os seus moradores conciliem os períodos de trabalho e lazer em família, aumentando o bem-estar.

A partir do ranking da pesquisa, confira as 5 melhores cidades para viver na Europa.

1. Copenhagen

A capital dinamarquesa foi eleita o melhor lugar para viver na Europa com 98% de satisfação dos seus moradores.

Esse número não é por acaso, já que Copenhagen é eleita a cidade mais feliz da Europa. Assim, a pesquisa somente confirma a boa reputação da capital.

Isso porque, os níveis de satisfação estão ligados ao bem-estar da população que convive com espaços verdes, baixas taxas de desemprego e um bom salário.

Para tornar a lista de qualidades ainda mais interessante, Copenhagen tem uma baixa taxa de criminalidade, um excelente sistema de saúde e é uma cidade culturalmente diversificada.

2. Estocolmo

A capital da Suécia também tem um grande destaque no relatório da Comissão Europeia. Os fatores que levaram Estocolmo a essa posição estão ligados a segurança e a mobilidade urbana.

Isso porque, apesar do custo de vida na cidade ser um pouco mais alto, os serviços e os benefícios que a capital entrega para a sua população são extremamente satisfatórios.

Assim, os moradores ajudaram a eleger a capital gelada da Suécia como a segunda melhor cidade para viver na Europa.

3. Zurique

A maior cidade da Suíça ocupa a terceira colocação do ranking com 97% de aprovação dos seus moradores.

Zurique tem pouco mais de milhões de habitantes e concentra a maior taxa populacional do país.

Mesmo assim, a cidade é reconhecida como um lugar com alta qualidade de vida para os seus moradores.

Assim, os itens que levaram Zurique ao topo da lista estão ligados a segurança e as excelentes oportunidades de emprego. Com isso, os bons salários dão suporte à vida mais cara na região.

4. Gdańsk

A cidade polonesa que é conhecida como o centro de negócios e cultural do país recebeu uma pontuação de 97% dos seus moradores.

Isso porque, mesmo não sendo um destino turístico, a cidade é segura e entrega uma excelente qualidade de vida para os seus habitantes.

Localizada no leste Europeu, Gdańsk é reconhecida por ser um bom lugar para as famílias e os jovens, muito segura e com oportunidades de trabalho.

5. Braga

O quinto lugar da lista fica para a maior cidade da região norte de Portugal. Braga recebeu uma pontuação de 97% de satisfação dos seus moradores.

Esses números estão diretamente ligados à qualidade de vida na região, acesso à uma das universidades mais importantes da Europa e a segurança dos seus moradores.

Além disso, Braga foi eleita a segunda melhor cidade para os imigrantes, recebendo de braços abertos a todos que estão em busca de uma vida melhor.

Então, é possível perceber que todas as cidades que estão no topo da lista dos lugares para viver na Europa apresentam um alto nível satisfação dos seus moradores.

Assim, a população elegeu as cidade pela qualidade de vida e o bem-estar que são gerados com políticas públicas e consciência.

Que tal, gostou de conhecer a lista das cidades para viver na Europa? Então descubra um pouco mais dos encantos de Lisboa, o melhor destino para viajar no continente.

Deixe um comentário

Europa Hoje © 2025. Todos os direitos reservados.