Nesta segunda-feira (7), a Espanha abriu as fronteiras para turistas vacinados vindos de várias partes do mundo.
Assim, para reaquecer o turismo, basta apresentar o certificado de vacinação com as duas doses do imunizante, que é possível encontrar em solo espanhol.
Aliás, o país viveu tempos muito complicados com o fechamento do turismo, sem receber viajantes, o que aquecia a economia antes da pandemia.
Mas, essa regra não vale para todas as pessoas vacinadas. Alguns países ficaram fora da lista de viajantes, incluindo o Brasil.
Turistas vacinados quase todo mundo

Já no primeiro dia de fronteiras abertas, a Espanha recebeu viajantes de diversas partes da Europa e de alguns países de fora do continente.
Mas a lista contempla vários países, menos àqueles que apresentam alta incidência de contágio e variantes espalhadas.
Esse é o caso do Brasil, que está fora da lista, assim como a Índia e África do Sul, que ainda não conseguiram controlar à doença.
Além disso, permanecem no radar os viajantes do Reino Unido, que não tem tanta liberdade assim.
Isso porque, apesar de números mais baixos de infecção, as cepas são a maioria entre os casos confirmados, demonstrando um potencial perigo.
Quais vacinas estão sendo aceitas?

Outra dúvida de muitos viajantes está relacionada aos imunizantes que estão sendo aceitos na União Europeia.
Isso porque, mesmo com a aprovação da CoronaVac pela Organização Mundial da Saúde (OMS), havia muita discussão se ela seria aceita ne Europa.
A boa notícia é que para entrar na Espanha é preciso estar vacinado com as duas doses da Pfizer BioNTech, Moderna, AstraZeneca ou a Janssen.
Além delas, as vacinas Sinopharm e CoronaVac, que tiveram o seu uso reconhecido e autoridade pela OMS.
No entanto, é preciso lembrar que o viajante precisa estar vacinado com as duas doses e aguardar 14 dias para garantir o efeito do imunizante.
Turistas não vacinados, mas com PCR negativo

A Espanha está abrindo uma exceção para turistas europeus que não receberam o imunizante, mas comprovam a saúde com um teste PCR negativo.
Apesar de não ser a recomendação da OMS, os viajantes precisam comprovar que vem de áreas onde a incidência é baixa e que não estão contaminados.
Assim, é possível passar férias na Espanha sem maiores dores de cabeça. Mas claro, é preciso respeitar as regras sanitárias e manter o distanciamento social.
Que tal, esperando a sua vez para entrar na lista dos turistas vacinados? Em breve, outros países devem abrir as fronteiras. Confira as perspectivas!
